Considerações sobre o comportamento alimentar
Resumo
Avaliar os fatores que levam adolescentes de escola pública à obesidade. Metodologia: Foram incluídos na amostra adolescentes, com idade entre 12 a 14 anos, com sobrepeso e obesidade. Os alunos foram avaliados individualmente, onde foi aferido peso e altura. Para avaliação nutricional por meio da antropometria, empregou-se o Índice de Massa Corpórea (IMC). Participaram do estudo 12 adolescentes divididos em dois grupos de 58,4% (07) sexo feminino e 41,6% (05) sexo masculino. A avaliação demonstrou diferenças significativas entre os sexos com relação ao peso e na estatura. Na análise de classificação do IMC, prevaleceu a classificação de sobrepeso para ambos os sexos. Na comparação dos valores antropométricos, estratificado pelo IMC, observa-se que o grupo que apresenta a maior estatura, são os classificados em sobrepeso, e os mais baixos os classificados em obesidade grau 3. Como resultado, percebeu-se elevado IMC, elevado peso em ambos os sexos gerados por uma má alimentação e inatividade física.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).