Consumo de alimentos não saudáveis e a sua relação com os níveis de stress, ansiedade e qualidade do sono em estudantes de uma instituição de ensino superior no período da quarentena do COVID-19
Resumo
Introdução: O isolamento social imposto pelas medidas sanitárias devido à pandemia de COVID-19 contribuiu para o sedentarismo e para o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Objectivo: Avaliar o consumo de alimentos não saudáveis e a sua relação com os níveis de stress, ansiedade e qualidade do sono em alunos de uma Instituição de Ensino Superior durante o período da quarentena de Covid - 19. Materiais e Métodos: Estudo de desenho transversal , com os estudantes universitários. Foram avaliadas as variáveis: sociodemográficos e clínicos; alterações no comportamento relacionado com o estilo de vida durante a pandemia e o consumo alimentar através do instrumento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A análise estatística foi realizada no programa SPSS® versão 21, tendo sido considerado estatístico significativo p<0,05. Resultados e discussão: Participam 130 estudantes, sendo 88,7% do sexo feminino, média de idades de 25 (±7,6) anos. Entre os participantes, 43,9% referiram o aumento do peso e 18,5% a redução de peso neste período. O consumo de dois dias ou mais de fritos e salgados associaram-se a uma redução da qualidade do sono e a uma maior prevalência do nível de stress e ansiedade (p<0,05). Conclusão: A associação encontrada entre o consumo de alimentos não saudáveis e o aumento do nível de stress, ansiedade e redução da qualidade do sono, salientam a estreita relação existente entre os gatilhos emocionais e as escolhas alimentares. Tal constatação reforça a importância da educação nutricional com vista ao comportamento alimentar, visando o comer intuitivo perante situações stressantes.
Referências
-Barros, M.B.A.; e colaboradores. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília. Vol. 29. Num. 4. 2020. p. e2020427. 2020.
-Brasil. Ministério da Saúde. Qual é a relação entre o consumo de ultraprocessados e risco de mortalidade? 07/07/2022.
-Brasil. Ministério da Saúde, UNA-SUS. Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros. 27/04/2020.
-Camargo, L.C.; e colaboradores. Qualidade do sono em universitários no contexto da pandemia da COVID-19: um olhar multifatorial. Rev. Psicol. Saúde e Debate. Vol. 8. Num. 1. 2022. p. 97-124.
-Cazal, M.M.; e colaboradores. Hábitos de vida durante a pandemia da COVID-19: repercussões no peso corporal e nos níveis de ansiedade. Scientia Medica. Vol. 31. 2021. p. 1-9.
-Lima, B.S.; e colaboradores. O impacto da pandemia por COVID-19 nos hábitos alimentares dos estudantes de medicina. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 16. Num. 97. 2022. p. 135-142.
-Malta, D.C.; e colaboradores. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde. Vol. 29. Num. 4. 2020. p. e2020407.
-Medeiros, E. B.; e colaboradores. A influência do comfort food na saúde: uma revisão. Research, Society and Development. Vol. 11. Num. 15. 2022. p. e545111537490.
-Mota, I. A.; e colaboradores. Impacto da COVID-19 nos hábitos alimentares, atividade física e sono em profissionais de saúde brasileiros. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Vol. 79. Num. 5. 2021. p. 429-436.
-Paixão, G.M.; e colaboradores. Participação ocupacional, estresse, ansiedade e depressão em trabalhadores e estudantes de universidades brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. Vol. 30. 2022. p. e2952.
-Quadra, M.R.; e colaboradores. Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública. Vol. 38. Num. 6. 2022. p. e00291021.
-Teodoro, M.L.M.; e colaboradores. Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. Vol. 9. Num. 2. 2021.
Direitos de Autor (c) 2024 Luide Hoffmann, Bruna Bellincanta Nicoletto Gehrke, Pâmela Antoniazzi dos Santos, Josiane Siviero, Verônica Bohm, Karen Mello de Mattos Margutti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).