Ludicidade para desmistificar o comportamento fisiológico da fome entre os jovens
Resumo
Estimular os jovens a conhecer o seu próprio corpo na perspetiva celular e fisiológica pode desenvolver a adoção de práticas diárias para a prevenção da diabetes e da obesidade. Além disso, proporcionar a superação de questões sociais que levam à estigmatização e ao preconceito. Sabendo que o estado do Mato grosso do Sul, em especial a sua Capital, Campo Grande, tem altos índices destas doenças crónicas e da importância da educação lúdica para o processo de aprendizagem, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um puzzle em espiral com conceitos relacionados com a grelina, a insulina, a leptina e o balanço energético, e verificar se a proposta promove a compreensão sobre os mecanismos fisiológicos da fome e da saciedade, desmistificando os estereótipos presentes no meio escolar associados ao excesso de peso. Participaram na investigação sobre a eficiência do puzzle 14 alunos do 1º ano do ensino secundário da escola estatal Prof. Emygdio Campos Widal. Os participantes foram sujeitos a um questionário antes e após a intervenção didática, e os dados foram analisados quanto à evolução dos conhecimentos adquiridos. As respostas, após a prática pedagógica, demonstraram que os alunos aprenderam novos conceitos biológicos. Conclui-se que ações lúdicas e interativas trabalhadas no meio escolar podem contribuir para o processo de aprendizagem sobre determinantes fisiológicos da fome e da saciedade e estimular a redução da intolerância materializada sob a forma de bullying entre os jovens, uma vez que promove a sensibilização individual e coletiva para desmistificar estereótipos físicos associados ao consumo alimentar.
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