Mídias sociais e a mudança no comportamento alimentar de adolescentes

  • Marcia Lima Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Curso de Nutrição, Criciúma-SC, Brasil.
  • Bruna Coelho Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Curso de Nutrição, Criciúma-SC, Brasil.
  • Thais Fernandes Luciano Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Curso de Nutrição, Criciúma-SC, Brasil.
  • Victor Marcelo Viana UNESC
Palavras-chave: Comportamento alimentar, Adolescente, Mídias sociais

Resumo

Introdução: Nos últimos 20 anos houve um aumento na ocorrência de transtornos alimentares, entre o público mais acometido, destacam-se adolescentes. Com o avanço das tecnologias, e a popularização das redes sociais, essas influências estéticas se tornaram ainda mais acentuadas e a todo momento são reforçadas pelas mídias e influencers de redes sociais. Objetivo: Investigar características de transtornos alimentares e comportamento alimentar induzidos por influência das redes sociais em adolescentes em escola da rede estadual. Materiais e Métodos: O atual trabalho foi realizado através da avaliação de dados coletados em um grupo de 97 estudantes adolescentes. Resultados: 42,3% dos adolescentes responderam que ficam conectados de 3 a 5 horas e 21,6% utilizam a internet por mais de 8 horas. 70,1% responderam que utilizam aparelhos eletrônicos no momento da refeição. As dietas mais acessadas pelos jovens foram a dieta detox (67%) e jejum intermitente (59,8%). Grande parte dos jovens analisados (77,3%) são influenciados pela mídia nas suas compras, mais da metade (53,6%) já se arrependeu de comprar algum produto induzido pela mídia. A principal atividade no tempo livre era uso de internet e televisão (83,5%). Por fim, 78,5% acreditam que a exclusão de carboidratos na dieta leva o emagrecimento. Conclusão: Houve associação significativa entre o número de horas que o adolescente passa conectado a realizar refeições em frente as telas.

Biografia Autor

Victor Marcelo Viana, UNESC

Profissional de Educação Fisica

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Publicado
2022-11-21
Como Citar
Lima, M., Coelho, B., Luciano, T. F., & Viana, V. M. (2022). Mídias sociais e a mudança no comportamento alimentar de adolescentes. Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 16(103), 771-789. Obtido de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2110
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original