Relação da perceção corporal e emocional com o consumo alimentar de estudantes universitários durante o distanciamento social na pandemia de covid-19
Resumo
Introdução: No início do ano 2020, o mundo foi exposto à pandemia de COVID-19, sendo o distanciamento social uma das medidas preventivas para controlar a propagação da doença. A pandemia e o distanciamento social geraram diversas implicações na rotina habitual da população, entre elas, modificações nos hábitos alimentares. Objectivo: Avaliar o consumo alimentar dos estudantes universitários durante o período de distanciamento social e analisar a sua relação com as percepções corporais e emocionais. Materiais e Métodos: Inquérito transversal realizado com 445 estudantes universitários de Guarapuava-PR de ambos os sexos. A recolha de dados ocorreu através de um questionário online, com questões sociais, emocionais, alimentares, satisfação com o corpo, sentimentos e ingestão semanal de alimentos. Resultados: Verificou-se uma prevalência do sexo feminino 81,2% e idade entre os 18 e os 21 anos. Comparando o consumo dos alimentos antes e durante a pandemia, foi observado alterações significativas no consumo de chocolates. No que diz respeito aos sentimentos e à imagem corporal, quem consumia mais alimentos ultraprocessados apresentava-se stressado, ansioso, cansado e insatisfeito com o seu corpo. Por outro lado, quem se apresentava tranquilo, disposto e satisfeito com o seu corpo, aumentou o consumo de frutas e legumes. Conclusão: O consumo alimentar teve relações significativas com as emoções e a perceção corporal dos estudantes universitários analisados durante o período de distanciamento social.Referências
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