Influência do stress no consumo alimentar de estudantes de uma faculdade no interior de Minas Gerais
Resumo
Introdução: O ingresso num curso superior é sempre rodeado de grandes mudanças no dia-a-dia dos estudantes, caracterizando um momento de transição muito importante. As exigências académicas e o aumento de responsabilidades acabam por gerar stress, que podem interferir no consumo alimentar. Objectivo: Identificar as alterações e prejuízos no consumo alimentar numa situação de stress dos estudantes. Materiais e Métodos: É considerada uma pesquisa de campo do tipo quantitativo, onde se aplicou um questionário de frequência alimentar e uma escala de stress percebido (EPS-10) aplicada em dois momentos: na semana de testes e duas semanas após os testes. A análise estatística foi realizada no programa One Way ANOVA, onde se utilizou o teste t para comparação entre os grupos. Foram consideradas diferenças significativas com valores de p< 0,05. Resultado e discussão: Houve aumento do nível de stress nos estudantes no período de provas, associado a excesso no consumo de álcool e de alimentos ricos em açúcar e gordura, bem como redução do consumo de cereais e tubérculos, frutas, verduras e legumes sendo destaques os alunos dos cursos de Engenharia Química, Farmácia e Enfermagem. Conclusão: Face ao exposto, foi possível observar a importância de avaliar o estado emocional e a alimentação dos estudantes do ensino superior, uma vez que o stress pode causar prejuízo no padrão alimentar e consequentemente no estado nutricional e na saúde a longo prazo.
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