Prevalência e fatores associados ao sobrepeso e obesidade em professores brasileiros: uma revisão sistemática

  • Maria Betânia Sepúlveda Santos Graduada em Educação Física, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, Montes Claros-MG, Brasil
  • Nayra Suze Souza Silva Doutoranda em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Geraldo Magela Durães Professor do curso de Educação Física, Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Montes Claros-MG, Brasil.
Palavras-chave: Ensino fundamental e médio, Saúde do professor, Sobrepeso, Onesidade, Índice de massa corporal

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura para verificar a prevalência e fatores associados ao sobrepeso e obesidade em professores. Materiaise métodos: Utilizou-se os padrões estabelecidos pelo Preferred Reporting Items in Systematic Reviews and Meta-analyses e incluiu-se estudos epidemiológicos. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas SciELO, Periódicos CAPES e BVS. Resultados: foram selecionados inicialmente 1.309 artigos, dos quais apenas 12 atenderam a todos os critérios de inclusão para prosseguir na revisão sistemática. Os artigos apresentaram prevalência de sobrepeso/obesidade em professores em torno de 50%. Foi observado também que o estresse, alimentação inadequada, pressão alta, inatividade física e maior tempo de carreira estão associados com o sobrepeso/obesidade em professores. Conclusão: os achados apontam uma elevada prevalência de professores com obesidade/sobrepeso, sendo fundamental a atenção e cuidado para com eles, ressaltando a necessidade de ações de promoção à saúde específica aos docentes

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Publicado
2022-07-08
Como Citar
Santos, M. B. S., Silva, N. S. S., & Durães, G. M. (2022). Prevalência e fatores associados ao sobrepeso e obesidade em professores brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 15(96), 949-956. Obtido de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1870
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original