A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da população
Resumo
Introdução: O culto ao corpo tem-se modificado e a busca pelo corpo perfeito nada mais é que o reflexo que a mídia criou como um corpo que exalta saúde e beleza padrão. A construção e consolidação desses novos protótipos de beleza atual determinam padrões alimentares. Em um espaço onde a média desenvolve uma função importante de geração de opinião, cabe ao profissional de nutrição estar ciente da dimensão do que se passa na média e qual a influência sob os hábitos alimentares. Objetivo: Avaliar a influência que as blogueiras "fitness" exercem sob os hábitos alimentares na população por meio da análise de materiais veiculados nas redes sociais. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, realizado com 120 sujeitos com idade entre 18 e 50 anos. Para a execução da pesquisa, foi aplicado questionário para alunos de ambos os gêneros matriculados em escolas de ensino médio, ensino superior e academias. Resultados e Discussão: O maior número de participantes por faixa etária foi dos 20 até 25 anos, com 42 ± 13,7 indivíduos participantes da pesquisa, e com o menor número foi dos 45 até 50 anos com 5 ± 13,7 participantes. Apesar de 100% dos participantes fazerem uso de redes sociais, apenas 27% dos participantes seguem blogueira. Além disso, 12,5% seguem suas dicas. Conclusão: Foi possível perceber que, apesar dos participantes estarem conectados em várias redes sociais, a maioria não segue uma blogueira "fitness", e mesmo os que seguem muitos não são influenciados por suas dicas.
Referências
-ABESO, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Quase 60% dos brasileiros estão acima do peso, revela IBGE. Agosto de 2015.
-Andrade, S. S. Saúde e Beleza do corpo feminino: algumas representações no Brasil do século XX. Movimento. Vol. 9. Num. 1. 2003. p. 119-143.
-Baseggio, T. K., Santos, P. R. dos. Marketing digital e blogs de moda: um estudo de caso do blog mundo de guria. Unoesc& Ciência -ACSA. Vol. 6. Num. 1. 2015. p. 123-132.
-Brasil. Presidência da república. Secretaria de Comunicação. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
-Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN N° 301/2003. Brasília, fevereiro, 2003.
-Conti, M. A.; Bertolin, M. N. T.; Peres, S. V. A mídia e o corpo: o que o jovem tem a dizer? Ciênc. Saúde coletiva. Vol. 15. Num. 4. 2010. p. 2095-2103.
-Costa, E. M. B. Atividade Física e Saúde: Discursos que controlam o corpo. Revista Pensar a Prática, UFG. Vol. 7. Num. 1.2004.
-Crescitelli, E.; Tagawa, Y. Ainfluência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. C&S. Vol. 37. Num. 2. 2015. p. 49-79.
-Dantas, J. B. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estud. Pesqui. Psicol. Vol. 11. Num. 3. 2011. p. 898-912.
-Evans, M; Faghri, P. D.; Pagoto, S. L.; Schneider, K. L.; Waring, M. E.; Whited, M. C.; Appelhans, B. M.; Busch, A.; Coleman, A. S.; The weight loss blogosphere: an online survey of weight loss bloggers. TBM. Vol. 6. p. 403-409. 2016.
-Figueiredo, L. M. F.; Tuzzo, S. A. Célebre Sociedade. Goiânia: Kelps, 2011.
-Garcia, R. W. D. Representações sociais da comida no meio urbano: algumas considerações para o estudo dos aspectos simbólicos da alimentação. Cadernos de Debate. Vol. 2. 1994. p. 12-40.
-Garcia, R. W. D. Representações sociais da alimentação e saúde e repercussões no comportamento alimentar. Revista de Saúde Coletiva. Vol. 7. 1997. p. 51-58.
-Goldenberg, M. (Org.). Nu e vestido. Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. São Paulo: Record. 2002.
-Isaia, L. S. A revolução fashion: os blogs como instrumentos de consolidação da identidade plus size. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura) -Universidade do Minho. Braga. 2015.
-Ribeiro, R. G.; Silva, K. S.; Kruse, M. H. L. O corpo ideal: a pedagogia da mídia. Rev. Gaúcha Enferm. Vol. 30. Num. 1. 2009. p. 71-76.
-Schneider, T.; Pereira, L. P. As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País. Revista Moda Palavra e-Periódico. Vol. 8. Num. 15. 2015. p. 249-268.
-Souto, S.; Ferro-Bucher, J. S. N.; Práticas indiscriminadas de dietas de emagrecimento e o desenvolvimento de transtornos alimentares. Rev. Nutr. Vol. 19. Num. 6. 2006. p. 693-704.
-Teo, C. R. P. A. Discursos e a Construção do senso comum sobre a alimentação a partir de uma revista feminina. Saúde Soc. Vol. 19. Num. 2. 2010.p . 333-346.
-World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consultation on Obesity. Geneva: WHO, 1998. 276p.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).