A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da população

  • Lilian Moreira Magalhães Universidade do Vale do Sapucaí
  • Ana Carolina Brasil e Bernardes Universidade do Vale do Sapucaí
  • Andréa Tiengo Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Imagem corporal, Nutricionista, Rede social

Resumo

Introdução: O culto ao corpo tem-se modificado e a busca pelo corpo perfeito nada mais é que o reflexo que a mí­dia criou como um corpo que exalta saúde e beleza padrão. A construção e consolidação desses novos protótipos de beleza atual determinam padrões alimentares. Em um espaço onde a média desenvolve uma função importante de geração de opinião, cabe ao profissional de nutrição estar ciente da dimensão do que se passa na média e qual a influência sob os hábitos alimentares. Objetivo: Avaliar a influência que as blogueiras "fitness" exercem sob os hábitos alimentares na população por meio da análise de materiais veiculados nas redes sociais. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, realizado com 120 sujeitos com idade entre 18 e 50 anos. Para a execução da pesquisa, foi aplicado questionário para alunos de ambos os gêneros matriculados em escolas de ensino médio, ensino superior e academias. Resultados e Discussão: O maior número de participantes por faixa etária foi dos 20 até 25 anos, com 42 ± 13,7 indiví­duos participantes da pesquisa, e com o menor número foi dos 45 até 50 anos com 5 ± 13,7 participantes. Apesar de 100% dos participantes fazerem uso de redes sociais, apenas 27% dos participantes seguem blogueira. Além disso, 12,5% seguem suas dicas. Conclusão: Foi possí­vel perceber que, apesar dos participantes estarem conectados em várias redes sociais, a maioria não segue uma blogueira "fitness", e mesmo os que seguem muitos não são influenciados por suas dicas.

Biografia do Autor

Lilian Moreira Magalhães, Universidade do Vale do Sapucaí

Nutricionista pela Universidade do Vale do Sapucaí­, Pouso Alegre, MG. Bacharel em Administração de empresas com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade do Vale do Sapucaí­, Pouso Alegre, MG.

Ana Carolina Brasil e Bernardes, Universidade do Vale do Sapucaí

Nutricionista pela Universidade do Vale do Sapucaí­, Pouso Alegre, MG. Docente da Universidade do Vale do Sapucaí­ (Univas). Pouso Alegre - MG.

Andréa Tiengo, Universidade do Vale do Sapucaí

Professora da Universidade do Vale do Sapucaí­

Departamento de Nutrição

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Publicado
2018-02-05
Como Citar
Magalhães, L. M., Brasil e Bernardes, A. C., & Tiengo, A. (2018). A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da população. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 11(68), 685-692. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/629
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original