Avaliação do estado nutricional e do ganho de peso de gestantes atendidas em uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas-RS
Resumo
Introdução e Objetivo: Durante o período gestacional ocorre um aumento da demanda de energia e de nutrientes e é muito importante que a gestante apresente um bom estado nutricional para que ocorra um adequado crescimento fetal e evitar intercorrências gestacionais. Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional e o ganho de peso de gestantes atendidas em uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas, RS, bem como a prevalência de anemia gestacional entre essas gestantes e o uso de suplementação de vitaminas e minerais. Materiais e métodos: Participaram do estudo, gestantes atendidas no Serviço de Pré-Natal de uma UBS de Pelotas, RS durante o período de 2007 a 2009, com no mínimo seis consultas de pré-natal e com idade > 19 anos. Os dados foram analisados utilizando-se o programa Epi Info versão 6.0. As análises estatísticas foram realizadas no pacote estatístico STATA® 10.0.Resultados e discussão: No início do pré-natal, a maioria (64 %) das gestantes apresentou estado nutricional adequado e, destas, 62,5% mantiveram esse estado nutricional. Em relação ao ganho de peso no 2° trimestre, poucas gestantes apresentaram ganho ponderal adequado (20%). Já no 3° trimestre, esse percentual aumentou (36%). Quanto à anemia gestacional, 48% das gestantes a apresentaram em algum momento da gestação e 80% das gestantes fizeram uso de suplementos vitamínicos e/ou minerais durante a gestação. Conclusão: Os resultados obtidos reforçam a importância da monitoração do peso, assim como da suplementação vitamínica e mineral, para um melhor controle do estado materno e desenvolvimento fetal.
Referências
-Andreto, L.M. Souza, A.I.; Figueiroa, J.N.; Cabral Filho, J.E. Fatores associados ao ganho ponderal excessivo em gestantes atendidas em um serviço público de pré-natal na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro. 2006.
-Atalah, S.E; Castilho, C.L. Castro, R.S; Aldea, P.A. Propuesta de nuevo estándar de evaluácion nutricional em embarazadas. Revista Médica de Chile. Vol. 125. Núm. 12. p. 1429-1436. 1997.
-Araujo, C.R.M.A.; Uchmura, T.T.; Fujimori, E.; Nishida, F.S.; Veloso, G.B.L.; Szarfac, S.C. Níveis de hemoglobina e prevalência de anemia em gestantes atendidas em unidades básicas de saúde, antes e após a fortificação das farinhas com ferro. Rev. Bras. Epidemiol. Vol.16. Núm. 920. p. 545-547. 2013.
-Azevedo, D.V.; Sampaio, H.A.C. Consumo alimentar de gestantes adolescentes atendidas em serviço de assistência pré-natal. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 16. Núm. 3. 2003.
-Baiao, M.R.; Deslandes, S.F. Alimentação na gestação e puerpério. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 19. Núm. 2. 2006.
-Barros, D.C.; Pereira, R.A.; Gama, S.G.N. O consumo alimentar de gestantes adolescentes no Município do Rio de Janeiro. Caderno de Saúde Pública. 2009.
-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional do Programa Nacional de Suplementação de Ferro. Brasília (DF): Ministério da Saúde.2005.
-Fonseca, V.M.; Sichieri, R.; Basílio, L.; Ribeiro, L. V. C. Consumo de folato em gestantes de um hospital público do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol. 6. Núm. 4. 2003.
-Guerra, A.F.F.S.; Heyde, M.E.D.; Mulinari, R.A. Impacto do estado nutricional no peso ao nascer de recém-nascidos de gestantes adolescentes. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Vol. 29. Núm. 3. 2007.
-Institute of Medicine. Nutrition during pregnancy. Washington: National Academy Press. 1992.
-Konno, S.C.; Bencício, M.H.A.; Barros, A.J.D. Fatores associados à evolução ponderal de gestantes: uma análise multinível. Revista de Saúde Pública. Vol. 41. Núm. 6. 2007.
-Nomura, R.M.Y.; Paiva, L.V.; Costa, V.N.; Liao, A.W.; Zugaib, M. Influência do estado nutricional materno, ganho de peso e consumo energético sobre o crescimento fetal, em gestações de alto risco. Rev. bras. ginecol. Obstet. Vol. 34. Núm. 3. p. 107-112. 2012.
-Nucci, L.B.; Schimidt, M.I.; Duncan, B.B.; Fuchs, S.C.; Fleck, E.T.; Britto, M.M.S. Estado nutricional de gestantes: prevalência e desfechos associados à gravidez. Revista de Saúde Pública. Vol. 35. Núm. 6. 2001.
-Pereira, M.S.; Dutra, F.P.; Schmitz, W.O.; Mendes, R.C.D. Prevalência de anemia ferropriva em gestantes atendidas no pré-natal de uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, MS. Nutrire. Vol. 38. p. 122-122. 2013.
-Rocha, D.S.; Netto, M.P.; Priore, S.E.; Lima, N.M.M.; Rosado, L.E.F.P.L.; Franceschini, S.C.C. Estado nutricional e anemia ferropriva em gestantes: relação com o peso da criança ao nascer. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 18. Núm. 4. 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).