Perfil nutricional de pré-escolares da rede municipal de Assis Chateaubriand no estado do Paraná

  • Janaina Iara Lopes Universidade Gama Filho (UGF)
  • Silvane Groth Lange Universidade Gama Filho (UGF)
  • Francisco Navarro Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Avaliação nutricional, Estado nutricional, Hábito alimentar, Escolares

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil nutricional dos pré-escolares os Centros Municipal deEducação Infantil do município de Assis Chateaubriand -PR e se alimentos não adequados são ofertados no ambiente familiar. Metodologia:A coleta de dados ocorreu no período de agosto a novembro de 2012, foi utilizado uma ficha de avaliação antropométricae um questionário de frequência alimentar. Foram avaliadas 299 crianças com idade entre 2 e 5 anos. O peso e a altura foram aferidos com base na metodologia da WHO (1995). O diagnóstico foi realizado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), Peso/Altura (P/A);Peso/Idade (P/I) e Altura/Idade (A/I). Resultados: A prevalência foi de risco para sobrepeso e sobrepeso de acordo com o IMC e P/A. A prevalência de sobrepeso foi maior nas crianças com faixa etária entre 2 anos e 2 anos e 11 meses. Observou-seque a maioria dos pais ou responsável oferecem alimentos ricos em calorias vazias para seus filhos. Discussão: Mello e colaboradores(2009) obtiveramem seu estudo 27,2% de prevalência de excesso de peso. Balaban e Silva (2001),em seu estudo tiveram26,2% de sua amostra classificada em sobrepeso. Conclusão: Se percebe que uma grande parcela da amostra estáacima do seu peso adequado e 5,35% estão com risco para desnutrição e desnutrição, ou seja, houve a prevalência de risco de sobrepeso e obesidade.

Referências

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Publicado
2013-10-27
Como Citar
Lopes, J. I., Lange, S. G., & Navarro, F. (2013). Perfil nutricional de pré-escolares da rede municipal de Assis Chateaubriand no estado do Paraná. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 7(42). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/319
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original