Análise do estado nutricional e da flexibilidade pelo teste de sentar e alcançar em escolares do ensino fundamental em uma escola do Alto Vale do Itajaí
Resumo
Introdução: A flexibilidade (FLEX) é considerada uma capacidade física tendo seu auge na infância e considerado de fundamental importância para o desempenho em atividade física e em qualquer fase da vida. Objetivo: avaliar a FLEX em escolares de 6 a 11 anos e comparar com critérios recomendados em cada faixa etária, considerando fatores como sexo, idade e estado nutricional (EN). Materiais e Métodos: estudo transversal que investigou crianças de uma escola privada no município de Rio do Sul-SC. Foram avaliadas 45 crianças de ambos os sexos. As variáveis massa e estatura foram avaliadas para se obter o índice de massa corporal (IMC). Para avaliar a FLEX, utilizou-se o teste de sentar e alcançar com o banco de Wells. Para obter a análise de dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se o teste Kolgomorov-Smirnov para análise de normalidade dos dados e da estatística descritiva. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 62,2% meninos (n=28) e 37,8% meninas (n=17). A maioria dos participantes apresentou o nível de FLEX considerado Muito Bom. Indivíduos com EN baixo peso e eutrófico, representaram 77,8%, já indivíduos com sobrepeso e obesidade, representaram 22,2% da amostra. Considerações: constatou-se que os indivíduos com o EN eutrófico, apresentaram melhores valores na classificação da FLEX em comparação com os sobrepeso e obesidade. Podemos verificar que quanto maior a idade, menor é a FLEX. Concluindo assim que o sobrepeso, a obesidade e a idade cronológica, interferem negativamente na FLEX.
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