Um estudo sobre a eficiência da educação nutricional em adolescentes escolares
Resumo
Introdução e Objetivo: Os anos escolares são um período chave como alvo de intervenções nutricionais para promoção de hábitos de vida saudáveis, dessa forma o estudo tem como objetivo avaliar o impacto da intervenção nutricional em grupo no estado nutricional de estudantes adolescentes de uma escola pública municipal de Blumenau. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de caráter longitudinal, experimental, aplicado e de abordagem quantitativo com uma amostra de 91 escolares entre 10 e 17 anos de idade de ambos os sexos. Os adolescentes realizaram avaliação antropométrica nos anos de 2017, 2018 e 2019 e participaram de 6 atividades de Educação Alimentar e Nutricional no ano de 2018. A comparação entre as médias dos grupos foi realizada pelo teste t Student pareado (antes e depois dos períodos sem e com intervenção). A associação entre variáveis qualitativas foi testada com auxílio de teste Q-quadrado. Nas análises estatísticas foi adotado p<0,05. Resultados: No período de intervenção, observou-se aumento no número de adolescentes do sexo masculino com magreza e do sexo feminino com eutrofia, e redução na frequência de sobrepeso e obesidade em ambos os sexos. Por outro lado, verificou-se redução da magreza e eutrofia e aumento do número de adolescentes com sobrepeso e obesidade. Não houve diferença estatística na média dos indicadores antropométricos índice de massa corporal/Idade e Estatura/Idade entre o início e término dos períodos sem ou com intervenção nutricional. Conclusão: Apesar da falta de diferença estatística nos indicadores antropométricos de avaliação, as atividades realizadas foram acompanhadas de modificações favoráveis no estado nutricional dos adolescentes avaliados.
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Copyright (c) 2020 Luiza Deutschendorf Ferreira, Sabrina Dellandrea, Kananda Kormann, Deisi Maria Vargas, Luciane Coutinho de Azevedo
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