Associação entre tipo de deslocamento para escola, tempo despendido com dispositivos de tela e inatividade fí­sica em escolares

  • Bárbara Cristina Grade Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • Letí­cia de Borba Schneiders Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • Letí­cia Borfe Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • João Francisco de Castro Silveira Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • Jane Dagmar Pollo Renner Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • Cezane Priscila Reuter Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
Palavras-chave: Sedentarismo, Saúde, Estilo de vida

Resumo

Introdução: A adolescência caracteriza-se por ser uma fase determinante para a qualidade de vida do indiví­duo quando adulto, mas também é a fase em que os hábitos sedentários são adotados podendo levar ao desenvolvimento de patologias e problemas sociais. Objetivos: o presente estudo transversal tem como objetivo verificar se o tipo de deslocamento para a escola está associado com tempo de tela e inatividade fí­sica em escolares. Materiais e Métodos: a amostra é composta por 1396 adolescentes, de 10 a 17 anos, do sexo feminino e masculino, de escolas públicas e privadas do municí­pio de Santa Cruz do Sul-RS. Para avaliação do tipo de deslocamento para a escola, a avaliação do tempo despendido com dispositivos de tela e a frequência de inatividade fí­sica, foram utilizados questionários. Resultados e discussão: os dados foram analisados no software SPSS v. 23.0. Resultados: observa-se elevada frequência de adolescentes que se deslocam de forma sedentária para a escola (66,3%), que não praticam atividade fí­sica (49,4%) e que passam 2 horas ou mais por dia em frente às telas (61,2%). Entre os adolescentes do sexo masculino, observa-se que o deslocamento passivo para a escola está associado com inatividade fí­sica (p=0,024). Conclusão: destaca-se elevada a frequência de hábitos sedentários entre os adolescentes. Além disso, o deslocamento para a escola está associado com a inatividade fí­sica.

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Publicado
2020-05-16
Como Citar
Grade, B. C., Schneiders, L. de B., Borfe, L., Silveira, J. F. de C., Renner, J. D. P., & Reuter, C. P. (2020). Associação entre tipo de deslocamento para escola, tempo despendido com dispositivos de tela e inatividade fí­sica em escolares. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(81), 708-713. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1045
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original