Análise das lancheiras de crianças entre 1 e 10 anos de idade em uma escola de educação infantil

  • Mariah Meireles Costa Faculdade de Minas Faminas-BH, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Marcio Leandro Ribeiro de Souza Faculdade de Minas FAMINAS-BH. Minas Gerais. Brasil https://orcid.org/0000-0003-1517-4516

Abstract

A escola possui um papel importante na educação nutricional, uma vez que a alimentação nessa fase tem impactos significativos no desenvolvimento e formação de hábitos alimentares das crianças. Estudos revelam alto consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas por crianças, o que pode comprometer a saúde e promover obesidade. Sendo assim, o objetivo foi analisar a qualidade dos alimentos presentes nas lancheiras de alunos da educação infantil de uma escola particular do município de Belo Horizonte. Foram avaliadas as lancheiras de 59 alunos, com idades entre 1 a 10 anos, em três dias não consecutivos. Os alimentos presentes foram reunidos em grupos de alimentos pré-definidos para a análise. Também foi avaliada a presença de alimentos de acordo com a definição do Guia Alimentar para População Brasileira. Foi observado um alto consumo de frutas e sucos naturais, laticínios, pães, biscoitos ou bolachas, mesmo que sem recheio ou cobertura, porém também se observou um alto consumo de sucos artificiais. Da mesma forma, observou-se um baixo consumo de verduras, legumes e oleaginosas. Além disso, algumas crianças levaram na merenda escolar alimentos contraindicados pelo guia, como refrigerantes, doces, biscoitos recheados, entre outros. Além disso, também se observou a presença de alimentos in natura ou minimamente processados em 98,3% das lancheiras, alimentos processados em 100% e alimentos ultraprocessados em 93,2% da amostra. Dessa maneira, a presente pesquisa identificou níveis altos de consumo de alimentos processados e ultraprocessados, o que requer atenção, tornando importante a educação nutricional com crianças e seus familiares e responsáveis.

Biografia autore

Marcio Leandro Ribeiro de Souza, Faculdade de Minas FAMINAS-BH. Minas Gerais. Brasil

Professor Titular no curso de Nutricao da Faculdade de Minas FAMINAS-BH. Professor nos cursos de pos-graduacao da VP Centro de Nutricao Funcional. Doutor em Saude do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG.

 

Riferimenti bibliografici

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2ª edição. Brasília: Ministério da Saúde. 2014. 156p.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Ministério da saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 1ª edição. Brasília: Ministério da Saúde. 2019. 265p.

-Costa, B.A. Análise da frequência e valor nutricional dos alimentos presentes em lancheiras escolares. TCC de Graduação em Nutrição. Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Varginha. 2018.

-Ferreira, C.S.; Silva, D.A.; Gontijo, C.A.; Rinaldi, A.E.M. Consumo de alimentos minimamente processados e ultraprocessados entre escolares das redes pública e privada. Revista Paulista de Pediatria. Vol.37. Num.2. 2019. p.173-180.

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde 2019: ciclos da vida. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro. 2021. 132p.

-Matuk, T.T.; Stancari, P.C.S.; Bueno, M.B.; Zaccarelli, E.M. Composição de lancheiras de alunos de escolas particulares de São Paulo. Revista Paulista de Pediatria. Vol.29. Num.2. 2011. p.157-163.

-Miguel, R.B.; Miguel, C.B.; Costa, L.C.M.; Chica, J.E.L.; Agostinho, F.; Paulino, T.P.; Rodrigues, W.F.; Castro, R. Análise das lancheiras dos alunos de 6 a 10 anos em escolas públicas. Revista Saúde Multidisciplinar. Vol.4. 2017. p.6-19.

-Rodrigues, L.P.; Neumann, K.R.S. Análise comparativa dos alimentos das lancheiras das crianças matriculadas do 1 ao 3 ano do ensino fundamental de escola pública e privada de Teófilo Otoni-MG. TCC de Graduação em Nutrição. Faculdade Presidente Antônio Carlos. Teófilo Otoni. 2018.

-Sabino, B.V.R.; Silva, M.C. Avaliação da qualidade nutricional das lancheiras de pré-escolares de uma escola particular de Brasília. TCC de Graduação em nutrição. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2018.

-Sacramento, D.M. Influência das ações de educação alimentar e nutricional nas lancheiras de pré-escolares. TCC de Graduação em Nutrição. Faculdade Maria Milza FAMAM, Governador Mangabeira-BA. 2018.

-Sociedade Brasileira de Pediatria. Tratado de Pediatria. 5ª edição. Manole. 2021. 3282p.

-Souza, E.; Campos, V.M.; Czarnobay, S.A.; Hille, F.H. Análise de lanches consumidos por pré-escolares e escolares participantes de um programa bilíngue de uma instituição de ensino particular. Nutrição Brasil. Vol.17. Num.2. 2018. p.88-96.

-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Alimentação Infantil I: Prevalência de indicadores de alimentação de crianças menores de 5 anos: ENANI 2019. Rio de Janeiro. UFRJ. 2021. 135p.

-Vitolo, M.R.; Louzada, M.L.C.; Possa, G.; Bortolini, G.A. Consumo precoce de alimentos não recomendados por lactentes do sul do Brasil. Revista Ciência & Saúde. Vol.6. Num.1. 2013. p.25-28.

-Weffort, V.R.S.; Lamounier, J.A. Nutrição em pediatria: da neonatologia à adolescência. 2ª edição. Manole. Barueri. 2017. 1036p.

Pubblicato
2025-01-28
Come citare
Costa, M. M., & Souza, M. L. R. de. (2025). Análise das lancheiras de crianças entre 1 e 10 anos de idade em uma escola de educação infantil. Giornale Brasiliano Di obesità, Nutrizione E Perdita Di Peso, 18(117), 1166-1175. Recuperato da https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2577
Sezione
Articoli Scientifici - Original