O ensino da fitoterapia nos cursos de Nutrição em um estado do Nordeste brasileiro
Resumo
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) regulamenta que a prescrição de plantas medicinais e chás medicinais é permitida a todos os nutricionistas. Nesse contexto, torna-se de suma importância observar a implementação do conteúdo sobre Plantas Medicinais e Fitoterapia no ementário do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de graduação em Nutrição, tendo em vista que, o nutricionista, mesmo sem especialidade, pode prescrevé-las. Portanto, este estudo teve como objetivo verificar o ensino da Fitoterapia nas grades curriculares atualmente preconizadas no estado do Piauí por Instituições de Ensino Superior (IES). Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Foram incluídas na pesquisa IES que ofertam regularmente o curso de Bacharelado em Nutrição com conceito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de conter em acesso aberto a matriz curricular, as disciplinas ofertadas em todos os períodos do curso, inclusive as disciplinas consideradas optativas. O estado do Piauí conta com onze IES com oferta regular do curso de Bacharelado em Nutrição. Destas, duas são instituições públicas e federais, enquanto que as outras nove compreendem Faculdades ou Centro Universitários particulares. Ao se tratar da matriz curricular dessas instituições, observa-se que aproximadamente 73% (n=08) não traziam disciplinas obrigatórias sobre o ensino de Plantas medicinais e Fitoterapia, assim como nas disciplinas optativas. Conclui-se que poucos currículos de graduação dos cursos de Bacharelado em Nutrição no estado do Piauí oferecem disciplinas obrigatórias sobre plantas medicinais e fitoterapia.
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