Perfil nutricional de portadores de obesidade de uma Unidade Básica de Saúde de Ibaté-SP
Resumo
Objetivo: Determinar o perfil nutricional de pessoas com obesidade, usuários de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Ibaté (SP). Materiais e Métodos: Estudo do tipo transversal, com população de 50 usuários de ambos os sexos, maiores de 18 anos e IMC acima de 30Kg/m2. A metodologia empregada envolveu avaliação antropométrica e aplicação de questionário (informações pessoais, problemas de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida). Resultados: Os resultados apontaram que a maioria eram mulheres, entre 18 e 30 anos e com antecedentes familiares com obesidade. Grande parte desses participantes nunca realizou tratamento para obesidade. Mais da metade apresentou problemas de saúde. O consumo alimentar indicou que 40% não ingeriam fast foods, 32% realizavam três refeições ao dia, o uso de sal e óleo mensal ultrapassou a recomendação e a ingestão de água encontrou-se adequada. Cinquenta e seis por cento afirmaram necessitar de melhorias na alimentação e a avaliação antropométrica indicou que 48% foram classificados como obeso grau I e o risco do desenvolvimento de complicações metabólicas foram diagnosticadosem todo o grupo. O sedentarismo foi observado em 82% dos entrevistados. Discussão: A alimentação inadequada, rica em açúcares e gorduras, e o sedentarismo são umas das principais causas da obesidade. Conclusão: Diante do perfil encontrado, a recomendação é a realização de um trabalho de conscientização das complicações da obesidade sobre a saúde dessas pessoas, para que sejam estimulados hábitos alimentares e de estilo devida mais saudáveis, visando à qualidade de vida.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).