Programa de atividade física para terceira idade e sua relação com as medidas antropométricas e a aptidão física
Resumo
O envelhecimento é uma perda progressiva da capacidade funcional dos indivíduos e do comportamento perante o estresse do dia a dia. Ocorre um decréscimo nas aptidões físicas do indivíduo como a diminuição de força, de flexibilidade, de velocidade e dos níveis de consumo máximo de oxigênio (VO2maximo), comprometendo à saúde e a qualidade de vida deste idoso. Dessa forma pretendemos com o presente estudo verificar as alterações das medidas antropométricas como IMC e ICQ e de aptidão física de indivíduos de gênero feminino, na faixa etária entre 54 a 75 anos, antes, após 1 mês e meio e após 3 meses de prática do programa SESI 3ª idade do município de Petrópolis/RJ. Foi realizada uma pesquisa Pré-experimental com pré-teste, teste intermediário e pós-teste num período de 3 meses com 11 alunas do gênero feminino, com a faixa etária entre 54 a 75 anos na Unidade Sesi Clube Petrópolis/RJ – Programa Sesi 3ª Idade. Na aptidão física foi encontrada uma melhora de 13% no teste de levantar da posição sentada e 31% LPDV. Já as medidas antropométricas encontram uma pequena melhora de ICQ de 2% e IMC de apenas 1% que parece não ser tão significante. Concluiu-se que é bastante importante um programa atividade física para os indivíduos da terceira idade, pois eles conseguiram melhorar significativamente nos testes de aptidão física e praticamente em todas as variáveis testadas de medidas antropométricas apresentaram um resultado benéfico à saúde do idoso auxiliando na melhora de sua capacidade funcional, na sua autonomia e independência.
Referências
- Alves, R.V.; Mota, J.; Costa, M. da C.; Alves, J.G.B. Aptidão física relacionada à saúde de idosos: influência da hidroginástica: Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Recife. v. 10, nº 1 . jan/fev, 2004.
- Dantas, E.H.M.; Vale, R.G.de S. Protocolo GDLAM de avaliação da autonomia funcional: Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro. outubro, 1996.
- Etchepare, L.S.; Pereira, E.F.; Graup, S.; Zinn, J.L. Terceira idade: aptidão física de praticantes de hidroginástica: Revista Digital. Buenos Aires. v. 9, nº 65. outubro, 2003.
- Ferreira, M.; Matsudo, S.; Matsudo, V.; Braggion, G. Efeitos de um programa de orientação de atividade física e nutricional sobre o nível de atividade física de mulheres fisicamente ativas de 50 a 72 anos de idade: Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Caetano do Sul. v. 11, nº 3 . maio/junho, 2005.
- Hoffmann, M. E. Bases Biológicas do Envelhecimento: Revista Digital. São Paulo. maio/junho, 2005.
- Júnior, F.L.P.; Almeida, M.A. Atividade Física no idoso: considerações gerais: Revista Brasileira de Medicina. São Paulo. v. 54, nº 10. outubro, 1997.
- Matsudo, S.M.; Matsudo, V.K.; Neto, T.L.B. Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física: Um artigo de Revisão, Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. v. 8, nº 4 p. 21 - 32. setembro, 2000.
- Rodrigues, J.; Rodrigues, L.; Maria, R.; Murilo, S. Adaptações neurais e fisiológicas em exercícios resistidos para terceira idade: Uma revisão de literatura, Pós graduação lato sensu Fisiologia e Avaliação Morfofuncional. Aracaju, julho,1999.
- Takahashi, S.R.da S. Benefícios da atividade física na melhor idade: Revista Digital. Buenos Aires. v. 10, nº 74. julho, 2004.
- Villar, R.; Zago, A.S.; Polastri, P.F.; Gobbi, S. Nível de agilidade em indivíduos entre 42 e 73 anos: efeitos de um programa de atividades físicas generalizadas de intensidade moderada: Revista Brasileira Ciências do Esporte. Campinas. v. 23, nº 3, p. 65 -79 maio, 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).