Análise do IMC e porcentual de gordura corporal e a relação com a menarca em adolescentes do sexo feminino em Serra Negra-SP

  • Cristiane Aparecida Pedroso Cózaro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio.
Palavras-chave: Menarca, IMC, Percentual de gordura corporal

Resumo

Objetivo: Analisar o IMC e o porcentual de gordura corporal e relacionar com a menarca. Observar se os valores altos de peso e gordura influenciam na antecipação da menarca. Materiais e Métodos:Para ter os dados referentes à primeira menstruação das meninas foi utilizado o método “status-quo”, e para as meninas a qual a resposta foi positiva foi utilizado o método retrospectivo junto à entrevista, também foram coletados os dados como peso, altura, idade cronológica e as dobras cutâneas do tríceps e subescapular, referentes ao IMC, e porcentual de gordura corporal. Sobre os materiais, utilizou-se, um estadiômetro, uma balança, fita métrica e adipômetro. Não foram utilizados os prontuários de adolescentes com patologias que comprometem a ocorrência da menarca. A estatística utilizada nesse estudo foi a descritiva. Resultados: Observa-se no presente estudo que metade das meninas com sobre peso em relação ao IMC e com um porcentual de gordura corporal acima do desejável, já teve sua primeira menstruação, enquanto as eutróficas ou as que tinham um porcentual de gordura normal, um valor menor apresentaram ter passado pela menarca (entre 30% a 40%). Mas percebe-se que a idade da menarca adiantou nas obesas como também nas eutróficas sendo a idade média de 11 anos. Conclusão: Os resultados das meninas acima do peso indicam que os valores elevados tanto no IMC como no porcentual de gordura corporal, influenciam a antecipação da menarca, mas, não se pode atribuir essa antecipação só à mudança do perfil nutricional da amostra. Outros fatores não testados podem estar contribuindo também para isso.

Referências

-Borges, G. A.; Schwarztbach, C. Idade da Menarca em Adolescentes de Marechal Cândido Rondon-PR. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano 2003. p. 1415-8426.

-Castilho, S. D.; Colaboradores Tendência Secular da Idade da Menarca Avaliada em Relação ao Índice de Massa Corporal. Arq. Brasileiro Endocrinol. Metabo. Vol. 56. Núm. 3. 2012.

-Correia, C. P. A Maravilhosa Aventurada Vida Editora Presença. p. 84-90. 2009.

-Klug, D. P.; Fonseca, P.H. S. Análise da Maturação feminina: um enfoque na idade de ocorrência da menarca. Revista de Educação Física. Maringá. Vol. 17. Núm. 2. p. 139-147. 2006.

-Meira, T. B.; Moraes, F. L.; Böhme, M. T. S. Relação Entre Leptina, Puberdade e Exercício no Sexo Feminino. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 4. 2009.

-Roman, E. P.; Colaboradores. Antropometria, Maturação Sexual e Idade da Menarca de Acordo com o Nível Socioeconômico de Meninas Escolares de Cascavel-PR. Revista da Associação Medica Brasileira. Vol. 55. Núm. 3. 2009.

-Vitalle, M. S. S.; colaboradores Índice de Massa Corporal, Desenvolvimento Puberal e sua Relação com a Menarca. Trabalho realizado na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Revista Assoc. Medicina Brasil. Vol. 49. Núm. 4. p. 429-33. 2003.

Publicado
2012-12-21
Como Citar
Pedroso Cózaro, C. A. (2012). Análise do IMC e porcentual de gordura corporal e a relação com a menarca em adolescentes do sexo feminino em Serra Negra-SP. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 6(33). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/259
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original