Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares do ensino fundamental de Várzea Grande/MT: grau de concordância entre três critérios de classificação do Índice de Massa Corporal
Resumo
A utilização doíndice de massa corporal é reconhecida como estratégia de aplicação em grandes populações, capaz de fornecer estimativas de alterações nutricionais, permitindo assim a elaboração de programas de prevenção à obesidade. Este estudo teve como objetivo diagnosticar sobrepeso e obesidade em escolares do ensino fundamental e verificar o grau de concordância entre critérios de classificação do IMC. Foram avaliados 124 alunos de uma escola pública de Várzea Grande/MT. Cada aluno foi classificado de acordo com trêsdiferentes critérios de classificação do IMC. Concordância Kappa foi utilizada. Não foram encontradas diferenças para os valores de IMC entre os grupos etários e sexo. A prevalência de sobrepeso foi maior para ambos os sexos e faixa etária quando adotado o critério de Conde e Monteiro (2006). A diferença de pontos percentuais variou de 8% a 19,3%. Observou-se que a concordância mais fraca foi entre os critérios de Conde e Monteiro (2006) e Cole e colaboradores (2000) para a classificação de sobrepeso. Na faixa etária de 13I--15, para ambos os sexos, foi observada concordância perfeita entre os critérios de Conde e Monteiro (2006) e CDC. Conclui-se que o critério de Conde e Monteiro (2006) foi o que diagnosticou a maior porcentagem de sobrepeso e que o grau de concordância com os outros critérios de classificação do IMC deve ser mais investigado.
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