Educação alimentar e nutricional: uma abordagem lúdico-didática para crianças do ensino fundamental
Resumo
Introdução: Mediante os problemas alimentares e nutricionais atuais da população brasileira, a educação alimentar e nutricional (EAN) se consolida como uma importante estratégia de promoção de saúde. Objetivo: Criar um jogo da memória com uma abordagem lúdica como estratégia de EAN para potencialização do aprendizado sobre alimentação saudável e adequada para crianças de ensino fundamental. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo de desenvolvimento. A pesquisa foi desenvolvida nos meses de setembro e outubro de 2020, no núcleo de estudos em alimentação e nutrição localizado no laboratório de Avaliação Nutricional do Curso de Nutrição de uma Universidade privada em São Luís-MA. A Pesquisa foi dividida em três etapas: 1ª seleção de informações: a fim de selecionar as fontes que melhor atenderem a proposta do jogo. 2ª escolha das ilustrações: foi realizada uma busca por imagens que pudessem complementar a mensagem do instrumento a ser criado, 3ª elaboração do jogo: procurou-se elaborar um jogo com linguagem adequada às crianças de ensino fundamental, colorido e atrativo. Resultados: Desenvolveu-se um jogo da memória com uma abordagem lúdica para potencializar o aprendizado sobre alimentação saudável e adequado para crianças de ensino fundamental com idade de 9 a 11 anos. Conclusão: A realização de atividades de EAN com uma abordagem lúdica para crianças de ensino fundamental, serve como ferramenta estratégica, visto que o lúdico aproxima a criança à informação sobre nutrição e alimentação saudável, como também potencializa o aprendizado, tornando-as autônomas quanto suas escolhas alimentares.
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