Obesidade e diabetes mellitus: uma revisão narrativa e o uso de ferramentas e tecnologias de informação em saúde
Resumo
Introdução: A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde, que se caracteriza pelo excesso de gordura corporal, em quantidade que causa prejuízos à saúde. Ela tem origem multifatorial, sendo os fatores social e ambiental, os de maior risco, devido aos hábitos alimentares não saudáveis e à falta de atividade física. A obesidade afeta a qualidade de vida e reduz a expectativa de vida, estando diretamente relacionada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes mellitus. Objetivo: Apresentar ferramentas eletrônicas e tecnologias da saúde disponíveis, que abordem a obesidade associada à diabetes mellitus. Materiais e mètodos: esta revisão narrativa foi desenvolvida à partir de informações extraídas em bases de dados bibliográficas eletrônicas (Pubmed, ScienceDirect, Periódicos Capes e o Lilacs) e no Vigitel, um sistema de vigilância de Doenças Crônicas não Transmissíveis, feito por inquérito telefônico; uso do aplicativo eletrônico MySugr, que auxilia no tratamento diário da diabetes mellitus; e da apresentação de dados do DATASUS, sobre internações no período de pandemia da COVID-19 e do número de indivíduos obesos e diabéticos registrados na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Resultados: os dados adotados neste trabalho foram referentes a indivíduos com sobrepeso. Poucos artigos encontrados, associam a diabetes mellitus com a obesidade, principalmente em adultos. E não foram encontrados boletins informativos eletrônicos atuais, correlacionando as duas doenças. Conclusão: São necessários mais investimentos em sistemas de informação em saúde, onde se incluem as ferramentas informatizadas e as bases de gerenciamento e processamento de dados estatísticos primários e secundários.
Referências
-Assunção, S.N.; Boa Sorte, N.C.; Alves, C.A.; Mendes, P.S.; Alves, C.R.; Silva, L.R. Glucose alteration and insulin resistance in asymptomatic obese children and adolescents. Pediatr (Rio J). Vol. 94. p. 268-72. 2018.
-Brasil. Ministério da Saúde, Coordenação de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Sobrepeso e Obesidade em adultos. Brasília-DF. 2020.
-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2019. vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Brasília. Ministério da Saúde. 2020b.
-Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Vigitel Brasil. 2018. Apresentação - Coletiva Vigitel - 2018. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fportalarquivos2.saude.gov.br%2Fimages%2Fpdf%2F2019%2Fjulho%2F25%2Fcoletiva-vigitel-2018.pdf. Acesso em: 04/08/21.
-MySugr aplicativo eletrônico para controle da DM. Disponível em: https://mhealthspot.com/2015/03/mysugr-secures-48m-diabetes-suck/.
-Pedreza, D.F. Qualidade do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc): análise crítica da literatura. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 17. Núm. 10. 2012.
-Piccolo, D.M. qualidade de dados dos sistemas de informação do datasus: Análise crítica da literatura. Ci. Inf. Ver. Vol. 5. Núm. 3. p. 13-19. 2018.
-Schimidt, M.I.; e colaboradores. Prevalência de diabetes e hipertensão no Brasil baseada em inquérito de morbidade auto-referida, Brasil, 2006. Revista de Saúde Pública. Vol. 43. suppl 2. 2006.
Copyright (c) 2022 Bárbara Menezes Mota, Gabriel Prada Zani, Rafaela Silva Santos, Taúse Isbaltar Simões, Laisa Liane Paineiras-Domingos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).