Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de crianças em fase pré-escolar e escolar de uma escola particular na cidade de Sete Lagoas-MG
Resumo
Introdução: O quadro de transição nutricional mostra um aumento alarmante do número de crianças acima do peso no mundo. Essa mudança tem sido associada a um aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados e diminuição da ingestão de alimentos naturais. Objetivo: Avaliar o consumo alimentar habitual de crianças em fase escolar e pré-escolar e seu estado nutricional. Materiais e Métodos: Estudo transversal com análise descritiva com abordagem quantitativa desenvolvida com 46 alunos (2 a 10 anos de idade) de uma escola privada de cidade do interior de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário de consumo alimentar e realizada a coleta de peso e altura para IMC, além da coleta de informações sobre o cuidador. Para a análise estatística foi utilizado o t test, seguido pelo fator de múltiplas comparações Newman Keyls. Resultado e discussão: Na amostra estudada, a prevalência de sobrepeso foi de 30,4% das crianças. Na avaliação do consumo alimentar, 95,0% das crianças apresentaram consumo inadequado de doces e guloseimas, com média de consumo 4,5 vezes maior do que o recomendado. Maior peso foi relacionado a menor consumo de frutas e vegetais e maior ingestão de doces e guloseimas. Menor grau de instrução do cuidador também se relacionou com maior consumo de doces e guloseimas. Conclusão: O presente trabalho evidencia estado nutricional inadequado em 34,8% das crianças e atitudes alimentares incorretas. Enfatiza-se a importância da realização de atividades de educação nutricional nas escolas, uma vez que má alimentação pode trazer sérios prejuízos à saúde e ao desenvolvimento infantil.
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