O efeito do suplemento de soja em pacientes do gênero feminino com câncer de cólon em tratamento quimioterápico
Resumo
O câncer é asegunda causa de morte por doença no Brasil, sendo o câncer de intestino um dos mais freqüentes. A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e colorretal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa.No presente trabalho, foram estudados dez pacientes do gênerofeminino com câncer de cólon em tratamento quimioterápico. O grupo foi dividido em dois, cinco pacientes utilizando o extrato de soja e o restante sem o uso. Os pacientes foram orientados a tomarem uma xícara de chá de extrato de soja (50 gramas) por dia. Não houve diminuição da hemoglobina, leucócitos, plaquetas e alteração no peso no grupo que utilizou o extrato de soja durante a quimioterapia, em comparação com o grupo que não utilizou, o que mostra que a soja, sendo um suplemento rico em fibras e proteínas, pode ser eficaz em manter os níveis de células sanguíneas em valores normais, durante o tratamento quimioterápico em pacientes com câncer de cólon;
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).