(In)satisfação com imagem corporal em adultos usuários de redes sociais: estudo pró-saúde
Resumo
O aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade na população brasileira vem sendo amplamente documentado, enquanto a mídia vem exercendo contínua pressão para que se tenha um “corpo perfeito”. Essa pressão pode levar o indivíduo a sentir-se insatisfeito com sua Imagem Corporal. Objetivo: avaliar a associação entre o uso de redes sociais e a satisfação com a imagem corporal. Materiais e Métodos: Aplicou-se uma escala de 15 silhuetas para avaliar a imagem corporal em 518 participantes da fase 4 do Estudo Pró-Saúde, uma coorte de funcionários técnico-administrativos de uma universidade do Rio de Janeiro, obtendo-se silhueta percebida e silhueta desejada. A (in)satisfação foi obtida através da diferença entre a silhueta percebida e a desejada. O uso da internet foi avaliado por meio de questionário com 11 opções de resposta relacionadas à finalidade do uso; através das respostas, foram criadas três categorias: grupo 1 (pessoas que relataram acessar a internet mas não acessavam as redes sociais); grupo 2 (pessoas que relataram acessar as redes sociais) e grupo 3 (pessoas que relataram não acessar a internet). A associação entre a (in)satisfação com a imagem corporal e o acesso de redes socais foi avaliada via regressão logística multinomial. Discussão: A maioria dos indivíduos (80,5%) era insatisfeita por excesso de peso, 11% encontravam-se satisfeitos e 8,5% insatisfeitos por baixo peso. Resultados: Os homens apresentaram menor chance de estarem insatisfeitos por excesso de peso que as mulheres (OR: 0,42 IC95%: 0,22 – 0,82). Conclusão: Não foi observada associação entre a (in)satisfação com imagem corporal entre usuários de redes sociais.
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