Implicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do Brasil

  • Lidiane Requia Alli Feldmann Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
  • Airton Pozo de Mattos Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
  • Ricardo Halpern Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
  • Ricardo Rech Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
  • Cristine Constanzi Bonne Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
  • Maurem Bergmann Araújo Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
Palavras-chave: Crianças obesas, Implicações psicossociais, Auto-estima, Auto conceito

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer as implicações psicológicas no âmbito social de escolares, de 7 a 12 anos, com obesidade. Essa diagnosticada através do IMC (Índice de Massa Corpórea) pelo protocolo de Colle (2000). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, aplicaram-se entrevistas que foram analisadas, segundo o método de análise de conteúdo, Bardin (1977). Após a análise dos dados verificou-se que a criança obesa é vista como preguiçosa, é alvo de piadas, humilhações, rejeições, e os professores não estão aptos a lidar com esse problema. As crianças maiores sofrem mais com a rejeição o que provoca, muitas vezes, introspecção, isolamento, busca por atividades individuais e sedentárias. A auto-estima e o auto conceito que se formam nessa faixa etária exigem do educador um tratamento discreto, sutil e seguro na abordagem dessa questão tão delicada, para que, num futuro próximo, essa criança obesa não venha a ter distúrbios psicológicos e comportamentais.

Referências

- Barbosa, V.L.P. Prevenção da obesidade na Infância e na adolescência: exercício, nutrição e psicologia. Barueri, SP: Manole, 2004.

- Battaglini, S.; Zarzalejo, Z.; Alvarez, M.L. Obesidad. Caracas: Caligraphy. 1999.

- Bogdan, R.; Bilken, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

- Burke, V.; e colaboradores. Predictors of body mass index and associations with cardiovascular risk factors in Australian children: a prospective cohort study. International Journal of Obesity. Num. 29. 2005. p. 15-23.

- Carvalho, A.M.P.; Cataneo, C.; Galindo, E.M.C.; Malfará, C,T. Auto conceito e Imagem Corporal em crianças obesas. EERP – Universidade de São Paulo, 2005.

- Creswell, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2007. 248p.

- Colle, T.J.; e colaboradores. Establishing a standard definition for child overweight and obesity worldwide: international survey. British Medical Journal. Vol. 320. Num. 6. 2000. p. 1240-1245.

- Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.

- Dunker, C.I. Espelho, espelho meu. In Olhar adolescente, Corpos em transição. Duetto editorial – SP, 2007.

- Ferriani, M.G.C.; Dias, T.S.; Silva, K.Z.; Martins, C.S. Auto-Imagem Corporal de adolescentes atendidos em um programa multidisciplinar de assistência ao adolescente obeso. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife. Vol. 5. Num. 1. jan. / mar. 2005. p. 27-33.

- Frelut, M.L.; Navarro, J. Obesity in the child. Presse Medicale. Vol. 29. Num. 10. 2000. p. 572-577.

- Gallardo, J.S.P. Educação Física: Contribuições à formação profissional. Coor. Jorge Sergio Pérez Gallardo. – 2.ed.—Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.—(coleção educação).

- Garcia, R. A construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

- Giuliano, R.; Carneiro, EC. Fatores associados à obesidade em escolares. Jornal de Pediatria. Vol. 80. Num. 1. 2004.

- González Rey, F. Personalidade, Saúde e modo de vida; Tradução de Flor Maria. Vidaurre Lenz da Silva. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

- Guazzaniga, M.S.; Heatherton, T.F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

- Luiz, A.M.A.G.; Gorayeb, R.; Liberatore, R.D.R.J.; Domingos, N.A.M. Depressão, ansiedade e competência social em crianças obesas. Estudos de Psicologia. Vol. 10. Num. 1. 2005. p. 35-39.

- Mayr, E. A construção do conhecimento biológico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

- Minayo, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006. 406 p.

- Neutzling, M.B.; Taddei, J.A.A.C.; Gigante, D.P. Risk factors of obesity among Brazilian adolescentes: a case-control study. Public Health Nutrition. Vol. 6. Num. 8. 2003. p. 743-749.

- Oliveira, M.M. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Maria Marly de Oliveira. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

- Papalia, D.E. O mundo da criança: da infância à adolescência. Sally Wendkos Olds; São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981.

- Papalia, D.E.; Olds, S.W. Desenvolvimento Humano. 7 ed. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

- Pinheiro, A.P.; Giugliani, E.R. Who are teh children with adequate weight feel fat? J. Pediatr (Rio J). Num. 82. 2006. p. 232-235.

- Powers, S.K.; Howley, E.T. Fisiologia do exercício, teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 1ª ed. Brasileira, Manole, 2000.

- Reeve, J. Motivação e Emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

Publicado
2012-01-29
Como Citar
Feldmann, L. R. A., Mattos, A. P. de, Halpern, R., Rech, R., Bonne, C. C., & Araújo, M. B. (2012). Implicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do Brasil. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 3(15). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/151
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original