Implicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do Brasil
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo conhecer as implicações psicológicas no âmbito social de escolares, de 7 a 12 anos, com obesidade. Essa diagnosticada através do IMC (Índice de Massa Corpórea) pelo protocolo de Colle (2000). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, aplicaram-se entrevistas que foram analisadas, segundo o método de análise de conteúdo, Bardin (1977). Após a análise dos dados verificou-se que a criança obesa é vista como preguiçosa, é alvo de piadas, humilhações, rejeições, e os professores não estão aptos a lidar com esse problema. As crianças maiores sofrem mais com a rejeição o que provoca, muitas vezes, introspecção, isolamento, busca por atividades individuais e sedentárias. A auto-estima e o auto conceito que se formam nessa faixa etária exigem do educador um tratamento discreto, sutil e seguro na abordagem dessa questão tão delicada, para que, num futuro próximo, essa criança obesa não venha a ter distúrbios psicológicos e comportamentais.
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