Escolas públicas e particulares versus alimentação, família e mídia no sexto ano do ensino fundamental
Resumo
O artigo a seguir tendo como metodologia a pesquisa exploratória de cunho qualitativo bibliográfico fala sobre a obesidade e a alimentação nas escolas confrontando as variáveis mídia, família, e escola e de que formas elas acabam afetando a saúde dos grupos pesquisados. Duas turmas do sexto período do ensino médio, sendo da escola pública e da escola privada foram analisados de forma física, questionativa e comportamental. Foram feitas coletas de dados antropométricos básicos para o calculo de IMC, foram entregues três questionários um para a diretoria na intenção de verificar atitudes educativas em relação à boa alimentação, um para as cantinas das escolas, para saber o que se oferece como opção de alimentos, e um para a família, na intenção de saber o que as crianças levavam para escola para o lanche quando não levavam dinheiro para consumir na cantina. Em relação aos alunos do colégio privado foi observado que três alunos estão com baixo peso, quatro alunos se encontram com peso normal e dois acima do peso. Nenhum dos avaliados no colégio particular se encontrou na faixa de obesidade. Já em relação aos alunos do colégio público nenhum aluno se encontra com baixo peso, dez alunos se encontram com pesos normais, nenhum aluno com sobrepeso nem em risco a obesidade. Comprovamos então que as crianças do colégio particular tem uma maior probabilidade de vir a se tornarem futuros obesos do que os alunos do colégio público.
Referências
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