(In)satisfação da imagem corporal em acadêmicas de educação física e diferentes áreas da saúde
Resumo
Introdução: Atualmente a busca excessiva pelo corpo perfeito vem se alastrando e tornando essa aspiração um fator de risco para saúde física, mental e social dos indivíduos, neste contexto as universitárias não estão isentas. Objetivo: Comparar a percepção da imagem corporal em acadêmicas de Educação Física com acadêmicas de diferentes áreas da saúde. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com 192 acadêmicas do sexo feminino do curso de Bacharelado em Educação Física e da área de saúde com idade 21,85 ± 4,63 da cidade de Teresina-PI. Utilizaram-se escalas de silhuetas femininas validada por Kanno (2009). Na análise estatística foram utilizados os softwares gratuitos PSPP e o R.A, o teste do qui-quadrado foi empregado para avaliar se a insatisção com o corpo está associada às áreas dos cursos pesquisados. Resultados: Na discrepância as acadêmicas da área da saúde mostraram-se medianamente mais insatisfeitas, enquanto, as acadêmicas de Educação Física, manifestaram insatisfação elevada e patologicamente discrepante. Na percepção da Imagem Real (IR), houve maior predominância de eutrofia no grupo das estudantes da área da saúde, enquanto, na Educação Física estas se perceberam com silhuetas de hipertrofia, eutrofia e obesidade, porém na Imagem Ideal (II) o grupo das acadêmicas da área de Educação Física idealizaram silhuetas hipertrofiadas e as acadêmicas da área da saúde se dividiram entre hipertrofia e eutrofia. Conclusão: As acadêmicas de educação física apresentaram um maior percentual de insatisfação corporal em relação às estudantes das demais áreas da saùde.
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