Perfil antropométrico de adolescentes participantes de um projeto de escolinha de voleibol de Curitiba
Resumo
O voleibol é classificado como um jogo esportivo coletivo que constitui modalidades que se caracterizam por complexas relações de oposição e de cooperação que decorrem dos objetivos dos jogadores e das equipes em confronto e do conhecimento que estes possuem do jogo de si próprio e do adversário. As suas particularidades residem fundamental-mente na sua forma estrutural e nas suas características resultantes do regulamento técnico. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil de adolescentes do gênero feminino e masculino participantes da escolinha de voleibol Programa Esporte Cidadão Unilever. Participaram do estudo um total de 75 adolescentes, sendo 52 meninas e 23 meninos de nascidos em 1995. A coleta dos dados foi realizada por cinco professores do programa, cada um na sua especificidade de avaliações antropométricas e utilizou-se aparelhagem própria para este procedimento. Os resultados foram submetidos à análise estatística. Descobriu-se que a dobra cutânea triciptal foi a única variável que apresentou diferença significativa nos dados antropométricos coletados e que algumas variáveis se correlacionam positivamente. A avaliação antropométrica é importante para mostrar-nos os reais dados de saúde dos alunos, podendo orientá-los assim, para atividades físicas regulares, boa alimentação e convivência social para que sejam evitadas doenças relacionadas á gordura corporal.
Referências
- Afonso, C. A. O conhecimento do treinador a respeito das metodologias de ensino e do treino de voleibol na formação. Tese de Doutorado. Faculdades de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto. PORTUGAL, 2001.
- Dutra, L.N.; e colaboradores. Perfil antropométrico da seleção brasileira juvenil de voleibol de 2003. Boletim da Federação Internacional de Educação Física. Vol. 74. 2004. p. 162-165.
- Graça, A.; Oliveira, J. (Org). O ensino dos JDCs. FCDEF – Universidade do Porto. PORTUGAL, 1998.
- Ferreira, J.S.; Neves, C. Avaliação antropométrica de meninos praticantes de escolinhas de futebol. Revista Digital - Buenos Aires – Año. 12. Num. 118 - Marzo de 2008.
- Filardo, R.D.; Rodrigues-Añes, C.R.; Pires Neto, C.S. Antropometria e composição corporal de jovens do sexo feminino entre 13 e 17 anos de idade. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 2. Num. 1. 2000. p. 66-71.
- Massa, M.; e colaboradores. Análise de referencias cineantropométricos de atletas de voleibol masculino envolvidos em processos de promoção de talentos. Rev. Mack. Educ. Fis e Esp. Vol. 2. Num. 2. 2003. p. 101-113.
- Nascimento, K.; e colaboradores. Do lúdico à especialização: análise da importância de um programa de estimulação motora como meio de desenvolvimento da valência física velocidade no voleibol. Artigo. Revista Digital EF Deportes. Buenos Aires. Ano. 9. Num. 56. Jan 2003.
- Paula, A.H. Análise antropométrica em escolares entre 11 e 14 anos de idade da cidade de Caratinga, MG. Revista Digital - Buenos Aires - Año 8. Num. 50 – Julho, 2002.
- Silva, K.K.; Lamp, C.R. Relação do índice de massa corporal, percentual de gordura e sua interpretação. www.revista.ulbrajp.edu.br; 20/03/2009, 16hs42min.
- Silva, M. Classificação Morfológica de Voleibolistas do Sexo Feminino em Escalões de Formação. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 5. Num. 2. 2003. p. 61-68.
- Silva, E.L.; Menezes, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª Ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.
- www.cbv.com.br; agosto, 2005; 22hs09min.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).