Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula
Resumo
Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como vítimas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação física revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.
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