Comparação do percentual de gordura, massa gorda e massa magra entre praticantes veteranos e iniciantes de Krav-Maga durante treinamento de 16 semanas
Resumo
Objetivo: objetivo foi comparar o percentual de gordura, massa gorda e massa magra entre praticantes veteranos e iniciantes de Krav-Maga durante treinamento de Krav-Maga de 16 semanas. Materiais e Métodos: Participaram voluntariamente, 30 praticantes de Krav-Maga, sendo: veteranos (n=15), que praticavam Krav-maga há pelos menos 3 anos e iniciantes (n=15) que estão iniciando essa prática de Krav-Maga. O programa de treinamento físico foi desenvolvido em 16 semanas de treinamento, com exercícios de mobilidade articular, alongamento, fortalecimento e técnicos específicos de Krav-Maga nível inicial, com frequência de três sessões semanais e duração de 60 a 90 minutos com intensidades que variaram de baixa, moderada a alta, estabelecidas pela frequência cardíaca obtida no limiar aeróbio (LA) e ponto de compensação respiratória, obtidos pelo Yo Yo teste de VO2 máximo e por meio das avaliações e protocolos aplicados antes e durante o seguimento. O percentual de gordura foi estimado utilizando-se o método de Jackson e Pollock proposto para homens com sete dobras cutâneas (subescapular, tricipital, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal e femural média) com um plicômetro científico Sanny, com precisão de 1mm. Estatística descritiva. Resultados e Discussão: Ambos os grupos tiveram um aumento da massa magra e diminuição da massa gorda, bem como diminuição do percentual de gordura. Conclusão: Concluímos que, 16 semanas de treinamento de Krav-maga é capaz de reduzir aspectos da composição corporal de veteranos e de iniciantes.
Referências
-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. PNAD 2017.
-Jackson, A.S.; Pollock, M.L.; Ward, A. Generalized equations for predicting body density of men. Br J Nutr. Vol. 40. p.497-504.1978.
-Lichtenstein, K. Krav Maga: a filosofia da defesa israelense. 2ª edição. Imago. Rio de Janeiro. 2016.
-Rossi, L.; Tirapegui, J. Avaliação antropométrica de atletas de Karatê. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Vol. 15. Núm. 3. p. 39-46. 2007.
Copyright (c) 2020 João Batista de Andrade Neto, Antonio Coppi Navarro, Gabriel Moreira Pereira, Rayssa Marques Ferreira, Francisco Navarro, Natalino Salgado Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).