Comparação do percentual de gordura, massa gorda e massa magra entre praticantes veteranos e iniciantes de Krav-Maga durante treinamento de 16 semanas

  • João Batista de Andrade Neto Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil.
  • Antonio Coppi Navarro Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Física-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil.
  • Gabriel Moreira Pereira Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil.
  • Rayssa Marques Ferreira Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil.
  • Francisco Navarro Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil.
  • Natalino Salgado Filho Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil.
Palavras-chave: Krav-Maga, Treinamento, Percentual de Gordura, Massa Magra, Massa Gorda

Resumo

Objetivo: objetivo foi comparar o percentual de gordura, massa gorda e massa magra entre praticantes veteranos e iniciantes de Krav-Maga durante treinamento de Krav-Maga de 16 semanas. Materiais e Métodos: Participaram voluntariamente, 30 praticantes de Krav-Maga, sendo: veteranos (n=15), que praticavam Krav-maga há pelos menos 3 anos e iniciantes (n=15) que estão iniciando essa prática de Krav-Maga. O programa de treinamento fí­sico foi desenvolvido em 16 semanas de treinamento, com exercí­cios de mobilidade articular, alongamento, fortalecimento e técnicos especí­ficos de Krav-Maga ní­vel inicial, com frequência de três sessões semanais  e duração de 60 a 90 minutos com intensidades que variaram de baixa, moderada a alta, estabelecidas pela frequência cardí­aca obtida no limiar aeróbio (LA) e ponto de compensação respiratória, obtidos pelo Yo Yo teste de VO2 máximo e por meio das avaliações e protocolos aplicados antes e durante o seguimento. O percentual de gordura foi estimado utilizando-se o método de Jackson e Pollock proposto para homens com sete dobras cutâneas (subescapular, tricipital, peitoral, axilar média, supra ilí­aca, abdominal e femural média) com um plicômetro cientí­fico Sanny, com precisão de 1mm. Estatí­stica descritiva. Resultados e Discussão: Ambos os grupos tiveram um aumento da massa magra e diminuição da massa gorda, bem como diminuição do percentual de gordura. Conclusão: Concluí­mos que, 16 semanas de treinamento de Krav-maga é capaz de reduzir aspectos da composição corporal de veteranos e de iniciantes.

Biografia do Autor

João Batista de Andrade Neto, Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil.

Graduado Educação Fí­sica, Mestrado em Saúde do Adulto, Especialização e Fisiologia do Exercí­cio e MBA em Safety e Security; Instrutor Sênior de Krav Maga formado pelo Colégio Acadêmico de Wingate de Israel, Faixa preta 6º dan de Karate e 1º Dan de Aikido; Pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Prescrição do Exercí­cio do Maranhão - LAFIPEMA.

Antonio Coppi Navarro, Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Física-UFMA, São Luí­s-MA, Brasil.

Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil; Laboratório de Fisiologia e Prescrição de Exercí­cio do Maranhão, São Luí­s-MA, Brasil.

Referências

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. PNAD 2017.

-Jackson, A.S.; Pollock, M.L.; Ward, A. Generalized equations for predicting body density of men. Br J Nutr. Vol. 40. p.497-504.1978.

-Lichtenstein, K. Krav Maga: a filosofia da defesa israelense. 2ª edição. Imago. Rio de Janeiro. 2016.

-Rossi, L.; Tirapegui, J. Avaliação antropométrica de atletas de Karatê. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Vol. 15. Núm. 3. p. 39-46. 2007.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
Andrade Neto, J. B. de, Navarro, A. C., Pereira, G. M., Ferreira, R. M., Navarro, F., & Salgado Filho, N. (2020). Comparação do percentual de gordura, massa gorda e massa magra entre praticantes veteranos e iniciantes de Krav-Maga durante treinamento de 16 semanas. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(86), 395-400. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1283
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original