Estratégias de promoção da alimentação saudável para escolares da rede municipal da cidade de Picos
Resumo
A alimentação está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento infantil, portanto, a infância é um período que necessita de bastante atenção quando se fala de alimentação, pois é nessa fase que estão sendo formados os hábitos alimentares. Assim, objetivou-se desenvolver estratégias de promoção da alimentação saudável com escolares da rede municipal da cidade de Picos-Piauí, com a finalidade de despertar o interesse e sensibilizar a comunidade escolar da importância de uma alimentação saudável. Tratou-se de um estudo descritivo, analítico, transversal e interventivo realizado com 186 escolares. Inicialmente, foi aplicado um questionário estruturado (QE) para a realização do diagnóstico situacional. A intervenção educativa foi realizada com duração de três semanas em dois momentos: o primeiro, a explicação da pirâmide através de uma apresentação teatral e dinâmica; e o segundo momento foi reaplicado o QE para a avaliação da efetividade da intervenção. A média de idade foi de 8,5 anos, com maior percentagem do sexo feminino (53,2%). Como diagnóstico situacional, observou-se que os escolares já tinham um conhecimento prévio sobre o tema que seria abordado e com a realização da intervenção, pode-se observar que houve uma melhora desse conhecimento, e quanto ao material utilizado na ação educativa, houve aceitação pela grande maioria. Com a realização da ação educativa pode-se verificar que os escolares avaliados já possuíam um conhecimento prévio sobre a temática de alimentação saudável, bem como a intervenção educativa realizada promoveu um aumento deste conhecimento. Além disso, elucidaram-se dívidas sobre as recomendações nutricionais diárias voltadas para a faixa etária trabalhada.
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