Avaliação dos parâmetros nutricionais de refeições transportadas em um restaurante comercial na cidade de Alfenas-MG

  • Gabriel Abreu Alvarenga Maciel Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.
  • Pedro Henrique Bernardes Carvalho Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.
  • Rafaela Bergmann Strada de Oliveira Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.
Palavras-chave: Perfil nutricional, Restaurante comercial, Nutrição de trabalhadores, PAT

Resumo

Atualmente o setor de serviços alimentícios possui um papel muito importante com a economia do Brasil. Dentre os diversos estímulos desse setor, foi instituído o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em 1976 e decretado em 1991. O PAT tem o intuito de promover melhorias nas condições nutricionais dos trabalhadores. Sendo assim, teve como objetivo avaliar parâmetros nutricionais de refeições transportadas de um restaurante comercial de Alfenas - MG e compará-los com valores recomendados pela legislação do PAT. Para isso, foram coletados dados referentes às refeições de modalidade transportada individual no horário do almoço. De um total produzido de 300 refeições avaliaram 10%. O cardápio era composto de 02 acompanhamentos, 01 prato principal e 01 guarnição. As refeições foram pesadas utilizando uma planilha para anotação e uma balança de precisão (marca Filizola®), durante a pesagem utilizaram-se máscaras descartáveis. Para avaliação das refeições foi utilizado como parâmetros nutrientes recomendados pelo PAT (calorias totais (kcal), proteínas (PTN), carboidratos (CHO), gorduras totais (LIP), gordura saturada (GS), fibras (FB), sódio (Na)) e o cálculo do NdPCal. Os resultados foram computados em Microsoft® Office Excel, com cálculo de média e desvio padrão. Os resultados demonstraram que as refeições se apresentavam normocalóricas, normoglí­cidicas, hiperproteícas, normolipídicas, baixos valores de fibras e Na, e elevado NdPCal quando comparadas aos parâmetros nutricionais do PAT. Por fim, é sugestivo que estabelecimentos comerciais que forneçam refeições tipo individualizadas para trabalhadores ainda devem se adequar por completo aos parâmetros nutricionais estabelecidos pelo PAT, evidenciando a importância de um profissional nutricionista para se enquadrarem.

Biografia do Autor

Gabriel Abreu Alvarenga Maciel, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.

Discente do Curso de Nutrição da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS/Alfenas-MG.

Pedro Henrique Bernardes Carvalho, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.

Discente do Curso de Nutrição da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS/Alfenas-MG.

Rafaela Bergmann Strada de Oliveira, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas-MG, Brasil.

Doutora em Ciência dos Alimentos e Docente do Curso de Nutrição da Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS/Alfenas-MG.

Referências

-Alves, R.M.S. Avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador a partir da refeição almoço, segundo a portaria 193/2006. Fundação Cesgranrio. Dissertação de Mestrado Profissional em Avaliação. Rio de Janeiro. 2012.

-Alves, R.M.S. Programa de Alimentação & Saúde no Trabalho: Proposta de Desenvolvimento de 2 Formulações Com Alimentos Funcionais. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Enfermagem e Biociências. UFRJ. Rio de Janeiro. 2018.

-Araújo, M.P.N.; Costa-Souza, J.; Trad, L.A.B. A alimentação do trabalhador no Brasil: um resgate da produção científica nacional. História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro. Vol. 17. Num. 4. 2010. p. 975-992.

-Batista, P.D.L.; Stangarlin, L.; Medeiros, L.B.; Serafim, A.L.; Jesus, N.L.S.; Peixoto, C.S.; Moreira, M.R. Refeições servidas em unidade de alimentação e nutrição: uma avaliação da saúde dos trabalhadores. Rev Bras Promoç Saúde. Fortaleza. Vol. 28. Num. 4. 2015. p. 578-586.

-Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília. Ministério da Saúde. 2013.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. 2005. 236p. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília. 2005.

-Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador-PAT. Portaria Interministerial n° 66, de 25 ago. 2006. Diário Oficial da União. 07 dezembro2006.

-Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Baixas instruções sobre a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Portaria n°13, de 1° de março de 2002.

-Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976. Dispõe sobre a dedução, do lucro tributável para fins de imposto sobre a renda das pessoas jurídicas, do dobro das despesas realizadas em programas de alimentação do trabalhador. 1976.

-Colares, L.G.T. Evolução e perspectivas do programa de alimentação do trabalhador no contexto político brasileiro. Nutrire: Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. Vol. 29. Num. 1. 2005. p. 141-158.

-Costa, N.M.B.; Peluzio, M.C.G. Nutrição Básica e Metabolismo. Viçosa: Editora UFV. 2008.

-Duarte, M.S.L.; e colaboradores. Qualidade do almoço de trabalhadores segundo o Programa de Alimentação dos Trabalhadores e o Índice de Qualidade da Refeição. Segurança Alimentar e Nutricional. Vol. 22. Num. 1. 2015. p. 654-661.

-Jaime, P.C.; e colaboradores. Adequação das Refeições Oferecidas por Empresas Cadastradas Programa de Alimentação do Trabalhador e Qualidade da Refeição. Segurança Alimentar e Nutricional. Vol. 22. Num. 1. 2015. p. 654-661.

-Leite, E.D.S. Estado nutricional, consumo alimentar e qualidade de vida de trabalhadores de uma unidade de alimentação e nutrição universitária do município de João Pessoa-PB. Universidade Federal da Paraíba. TCC em Nutrição. UFPB. João Pessoa. 2017.

-Mann, J.; Truswell, A.S. Nutrição Humana. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2011.

-Mazzon, J.A. 40 Anos do PAT: conquistas e desafios da política nutricional com foco em desenvolvimento econômico e social. São Paulo. Edgard Blucher. 2016.

-Molina, M.C.B.; Cunha, R.S.; Herkenhoff, L.F.; Mill, J.G. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Revista de Saúde Pública. Vol. 37. Num. 6. 2003. p.743-750.

-Pereira, G.S. Perfil da alimentação ofertada em empresas vinculadas ao programa de alimentação do trabalhador no Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. TCCem Nutrição. UFRN. Rio Grande do Norte. 2016.

-Proença, R.P.C. Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira. Rev. Nutr. Campinas. Vol. 12. Num. 1. 1999. p. 43-53.

-Rocha, M.P.; Matias, A.C.G.; Spinelli, M.G.N.; Abreu, E.S. Adequação dos cardápios de uma Unidade de Alimentação em relação ao Programa de Alimentação do Trabalhador. Revista Unicamp. Campinas. Vol. 20. Num. 35. 2014. p. 112-118.

-Santos, F.O.; Vieira, R.B.; Fonseca, K.Z. Avaliação da adequação do consumo alimentar de manipuladores de alimentos ao Programa de Alimentação do Trabalhador. Revista de Extensão do IFSC. Vol. 1. Num. 3. 2015. p. 44-55.

-Silva, J.E. Permanência Estudantil nas Universidades Públicas Brasileiras: Perfil Socioeconômico dos Estudantes. Cofin Habana. Vol. 2. Num. 2. 2012. p. 17-25.

-Souza, F.A.; Silva, R.C.O.; Fernandes, C.E. Avaliação nutricional de cardápios em Unidades de Alimentação e Nutrição: adequação ao programa de alimentação do trabalhador. Revista Eletrônica de Ciências. Vol. 2. Num. 1 e 2. 2009. p. 43-50.

-Vanin, M.; Southier, N.; Novello, D.; Francischetti, V.A. Adequação Nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava-PR. Revista Salus. Guarapuava. Vol. 1. Num. 1. 2007.

-Zandonadi, R.P.; Botelho, R.B.A.; Sâvio, K.E.O.; Akutsu, R.C.; Araújo, W.M.C. Atitudes de risco do consumidor em restaurante de auto serviço. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 20. Num. 1. 2007. p. 19-26.

Publicado
2020-10-17
Como Citar
Maciel, G. A. A., Carvalho, P. H. B., & de Oliveira, R. B. S. (2020). Avaliação dos parâmetros nutricionais de refeições transportadas em um restaurante comercial na cidade de Alfenas-MG. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(83), 1168-1175. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1166
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original