Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
Resumo
O preceptor tem papel fundamental na apropriação, por parte dos estudantes, de competências para a vida profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitude. Deve ser o responsável por estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes de graduação. Esta pesquisa trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com preceptores do curso de graduação em Nutrição de dois centros universitários particulares situados no município de Teresina. A população do estudo foi composta por 14 preceptores inseridos no curso de Nutrição. Ressalta-se que, dos 14 preceptores que tinham realizado curso de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado). As IES promovem encontros e reuniões, entre os supervisores e preceptores. Ainda não existe a oferta de uma capacitação direcionada para a prática pedagógica do exercício da preceptoria. Conclui-se que a preceptoria ainda vem se desenvolvendo com caráter meramente técnico relacionado ao saber fazer para o estudante da graduação. No entanto ainda são imprescindíveis uma capacitação pedagógica sobre o papel do preceptor nos campos de estágios, com enfoque na educação.
Referências
-Barreto, V.H.L.; Monteiro, R.O.S.; Magalhães, G.S.G.; Almeida, R.C.C.; Souza, L.N. Papel do Preceptor da Atenção Primária em Saúde na Formação da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco -um Termo de Referência. Rev. Bras. de Educação Médica. Vol. 35. Núm. 4. p. 578-583. 2011.
-Bentes, A.; e colaboradores. Preceptor de residência médica: funções, competências e desafios a contribuição de quem valoriza porque percebe a importância: nós mesmos! Cadernos ABEM. Vol. 41. Núm. 2. p. 320-326. 2013.
-Botti, S.H.O.; Rego, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev. bras. educ. med. Vol. 32. Núm. p. 363-73. 2008.
-Corte, M.G.D. O estágio curricular e a formação de qualidade do pedagogo. 2010. Tese Doutorado em Educação. Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2010.
-Farjado, A.P. Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde: ensinar, aprender e (re) construir as instituições-escola na saúde. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.
-Ferreira, F.C.; Dantas, F.C.; Valente, G.S.C. Saberes e competências do enfermeiro para preceptoria em unidade básica de saúde. Rev. Bras. Enferm. Vol. 71. Sup. 4. 2018.
-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: INEP; 2013. Disponível em: http://www.inep.gov.br/
-Missaka, H.; Ribeiro, V.M.B. A preceptoria na formação médica: o que dizem os trabalhos nos congressos Brasileiros de educação médica 2007-2009. Rev. Bras. Educ. Med. Vol. 35. Núm. 3. p. 303-310. 2011.
-Oliveira, S.; Alvarez, D.; Brito, J. A dimensão gestionária do trabalho: aspectos da atividade de cuidado. Ciênc. Saúde Colet. Rio de Janeiro. Vol. 18. Núm. 6. p. 1581-1589. 2013.
-Rocha, H.C.; Ribeiro, V.B. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Revista Brasileira de Educação Médica. Vol. 36. Núm. 3. p. 343-350. 2012.
-Santos, W.P. Influência dos Programas de Reorientação da formação do profissional da saúde no processo de trabalho: perspectiva dos preceptores. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade Federal de Goiás-GO. 2016. Disponível em: < http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6383>. Acesso em: 27/11/17.
-Souza, S.S.; Costa, R.; Shiroma, L.M.B.; Maliska, I.C.A.; Amadigi, F.R.; Pires, D.E.P. Reflexões de profissionais de saúde acerca do seu processo de trabalho. Rev. Eletr. Enf. Vol. 12. Núm. 3. p. 449-55. 2010.
-Werneck, M.A.F.; Senna, M.I.B; Drumond, M.M. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 15. Núm. 1. p. 221-231. 2010.
Copyright (c) 2020 Maria dos Milagres Farias da Silva, Annatália Meneses de Amorim Gomes, Cleide Carneiro, Valesca Mônica Rodrigues Lima, Carla Maria Fernandes da Silva Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).