Influência da cápsula de liberação ileal de óleo de palma e de glutamina sobre peptí­deos intestinais GLP-1 em pacientes com diabetes tipo 2

  • Luciana Arantes Soares Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Tharsus Dias Takeuti Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Júverson Alves Terra Júnior Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Virmondes Rodrigues Junior Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Roseli Aparecida da Silva Gomes Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Alessandra Bazaga Baptista Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
  • Osvaldo de Freitas Department of Pharmaceutical Sciences, School of Pharmaceutical Sciences, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brazil.
  • Eduardo Crema Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.
Palavras-chave: Óleo, Alimentos funcionais, Peptídeo semelhante ao Glucagon

Resumo

Introdução: A terapia baseada em incretinas, constitui-se umas das alternativas para o tratamento do diabetes tipo 2 e redução do peso. O objetivo desse estudo foi avaliar se as cápsulas de óleo de palma de liberação ileal- LI e de glutamina- LI resultam no aumento da secreção de GLP-1 (Peptí­deo-1 Glucagon). Materiais e métodos: Os participantes foram divididos em grupos: Diabético tipo 2 com Sobrepeso (Grupo 1) e diabético tipo 2 Obeso (Grupo 2), orientados a ingerirem uma cápsula de óleo de palma- LI e de glutamina- LI, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, durante dois meses. Resultados: No Grupo 1 houve um aumento da mediana do GLP-1 entre o tempo 0, tempo 1 e tempo 2 com valores de 4,25 pM (1,35- 32,5), 12,85 pM (2,5-28,6) e 17,75 pM (1,5-37,75), respectivamente. Para o Grupo 2 houve um aumento da mediana GLP-1 entre o tempo 0 de 15,10 pM (1-37,8), para 20,9 pM (2,60- 37,3) no tempo 1 e 22,18 pM (3-34,9) no tempo 2. Discussão: Após a administração oral de nutrientes, uma resposta direcionada ao final do ó­leo provavelmente exerceria funções na redução da motilidade gastrointestinal, esvaziamento gástrico e velocidade do trânsito gastrointestinal, dados esses evidenciados na literatura cientí­fica como mecanismo de freio ileal. Conclusão: Apesar de haver um aumento dos peptí­deos intestinais dos grupos analisados, foi sem significância estatí­stica.

Biografia do Autor

Luciana Arantes Soares, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Mestre em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual "Júlio Mesquista Filho" - UNESP (2011) . Atualmente faz pós- doutorado pela "Universidade Federal do Triângulo Mineiro" - UFTM . Em pesquisa atua na área de produtos naturais com propriedades relacionadas ao controle do diabetes e redução de peso. Ênfase também tem sido dada a encapsulação de substâncias de origem natural.

Tharsus Dias Takeuti, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2010), especialização em Hematologia Clí­nica Laboratorial e Molecular pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (2010), Mestrado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica e Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013), Doutorado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Júverson Alves Terra Júnior, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)(1997) e mestrado em Patologia pela UFTM (2008). Atualmente é professor do Departamento de Cirurgia, disciplina de Técnica Cirúrgica da UFTM, doutorando em Patologia pela UFTM, professor da Residência Médica de Cirurgia Geral da UFTM, preceptor do internato de Clí­nica Cirúrgica da UFTM, cirurgião gastroenterológico - Clí­nica Santos Dumont. Tem experiência na área de Cirurgia, com ênfase em Cirurgia Gastroenterológica e Bariátrica.

Virmondes Rodrigues Junior, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1985) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1993), com doutorado sanduiche no Centro de Imunologia de Marselha-França (1990-1991). Foi Pesquisador visitante da Faculdade de Medicina de Marselha-França (INSERM U399). Professor Titular da Disciplina de Imunologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro desde 2002. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia e Genética da resposta imune na resistência e susceptibilidade às Doenças Infecciosas Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: citocinas, regulação da resposta imune, doença de Chagas, Leishmanioses, Neurocisticercose e Esquistossomose. Atua na pós-graduação como docente e orientador de mestrado e doutorado desde 1994. A experiencia administrativa inclui o cargo de Coordenador Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001). Membro do comitê gestor do Parque Tecnológico de Uberaba. De setembro de 2005 a agosto de 2014, ocupou o cargo de Reitor da UFTM, no qual, junto a equipe, conduziu o processo de transformação da antiga Faculdade de Medicina em Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Neste perí­odo, a recém criada UFTM passou de 3 cursos para 25 cursos, progredindo de 140 vagas anuais para mais de1400 vagas, oferecendo cursos na área da saúde, educação, humanas e tecnológicas, além da ampliação nos cursos técnico-profissionalizantes, passando de 6 para 9 cursos neste perí­odo. A pós-graduação Stricto Sensu ampliou para 10 programas de mestrado e três de doutorado. Houve ainda uma ampliaçao na oferta de vagas na residência médica e a criação da residência multiprofissional. Foi Presidente da Fundação de apoio da UFTM (FUNEPU) de 2005 a 2009 onde colaborava na gestão de Projetos de Pesquisa e do Hospital de Clí­nicas da Universidade. Membro do Conselho Curador da FAPEMIG e seu presidente desde janeiro de 2017.

Roseli Aparecida da Silva Gomes, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Possui doutorado em Bioquí­mica e Imunologia - Departamento de Bioquí­mica e Imunologia , Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais(1992). Atualmente é - Professora Titular de Bioquí­mica Clí­nica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Docente dos Programas de Pós-graduação sricto sensu em Ciências da Saúde e de Ciências Fisiológicas da UFTM Tem experiência na área de Bioquí­mica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspartil proteases, cininas, cininases e cininogenases.

Alessandra Bazaga Baptista, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Especialista em Gestão da Clí­nica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sí­rio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014), Especialista em Terapia Nutricional pela Universidade de Franca (2007), Aperfeiçoada em Vigilância Nutricional pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/FIOCRUZ (2007) e Graduada em Nutrição pela Universidade de Uberaba (2004). Trabalha atualmente como Nutricionista no Hospital de Clí­nicas da UFTM.

Osvaldo de Freitas, Department of Pharmaceutical Sciences, School of Pharmaceutical Sciences, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brazil.

Possui graduação em Farmácia e Bioquí­mica pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Bioquí­mica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Bioquí­mica pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto. Suas linhas de pesquisa são relcionadas com Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Farmacêuticos, Odontológicos e Nutricionais. Os principais estudos estão relacionados a meios e processos de obtenção de complexos supramoleculares a partir de polí­meros naturais (proteí­nas e carboidratos) adequados para microencapsulação de compostos de interesse farmacêutico, alimentí­cio e agroindustrial. E também o desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas e semisólidas veiculando fármacos ou produtos naturais de uso geral ou na cavidade oral. Atua também na área de Assistência e Atenção Farmacêutica e Farmacoeconomia.

Eduardo Crema, Department of Digestive Surgery and Nutrition, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brazil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1977), mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1983) e doutorado em Medicina (Clí­nica Cirúrgica) - Departamento de Cirurgia Ortopedia e Traumatologia (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (1809-4872), avaliador - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, revisor - Brazilian Journal of Medical and Niological Research e membro do corpo editorial - Arquivos Brasileiros de Otorrinolaringologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Videolaparoscópica, Cirurgia do refluxo gastroesofágico, e cirurgia metabólica.

Referências

-Agostoni, C.; Moreno, L.; Shamir, R. Palmitic Acid and Health: Introduction. Crit Rev Food Sci Nutr. Vol. 56. Num. 12. p. 1-10. 2015. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25764181>.

-Braga, E.D. Efeito da suplementação do amido resistente na obesidade e diabetes tipo 2. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 5. p. 277-283. 2011.

-Bester, D.; Esterhuyse, A. J.; Truter, E. J.; Van Rooyen, J.,Cardiovascular effects of edible oils: a comparison between four popular edible oils. Nutr. Res. Vol. 23. Num. 2. p. 334-348. 2010.

-Calanna, S.; Christensen, J.; Holst, J.J.; Laferrére, B.; Gluud, L.L.; Vilsboll, T.; Knop, FK. Secretion of glucagon-like peptide-1 in patients with type 2 diabetes mellitus: systematic review and meta-analyses of clinical studies. Diabetologia. Vol. 56. Num. 5. 2013.

-Chacra, A. Efeito Fisiológico das incretinas. Adv Stud Med. Vol. 6. p. S613-S617. 2006.

-Chang,J.; Wu, T.; Greenfield, J. R.; Samocha-Bonet, D.; Horowitz, M.; Rayner, C. K. Effects of intraduodenal glutamine on incretin hormone and insulin release, the glycemic response to an intraduodenal glucose infusion, and antropyloroduodenal motility in health and type 2 diabetes. Diabetes Care. Vol. 36. Num. 8. p. 2262-2265. 2013. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23564914 >.

-Creutzfeldt, W. The incretin concept today. Diabetologia. Vol. 16. Num. 2. p. 75-85. 1979. ISSN 0012-186X. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32119 >.

-Diepvens, K.; Soenen, S.; Steijns, J.; Arnold, M.; Westerterp-Plantenga, M.Long-term effects of consumption of a novel fat emulsion in relation to body-weight management. International Journal ofObesity. vol. 31. Num. 6. p. 942-949. 2007.

-FDA. Guidance for industry [Periódico] // Department of Health and Human services-Food and Drug Administration. 2003. p.16.

-Feitosa, A.; Andrade, F. Avaliação da frutosamina como parâmetro de controle glicêmico na gestante diabética. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol. 58. Num. 58. p. 724-730. 2014.

-Hansen, K.; Vilsboll, T.; Knop, F. Incretin mimetics: a novel therapeutic option for patients with type 2 diabetes-a review. Diabetes Metab Syndr Obes. Vol. 3. p. 155-163. 2010.

-Heer, M. An analysis of the "Effect of Olibra: a 12-week randomized control trial and a review of earlier studies". J Diabetes Sci Technol. Vol. 6. Num. 3. p. 709-711. 2012. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22768903 >.

-Hyo, T.; Seino, Y. [The history of incretin hormones]. Nihon Rinsho. Vol. 69. Num. 5. p. 755-760. 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21595258 >.

-Lieverse, R. J.; Jansen, J. B.; Masclee, A. A.; Rovati, L. C.; Lamers, C. B. Effect of a low dose of intraduodenal fat on satiety in humans: studies using the type A cholecystokinin receptor antagonist loxiglumide. Gut. Vol. 35. Num. 4. p. 501-505. 1994. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8174988 >

-Maljaars, P. W.; Symersky, T.; Kee, B. C.; Haddeman, E.; Peters, H. P.; Masclee, A. A. Effect of ileal fat perfusion on satiety and hormone release in healthy volunteers. Int J Obes (Lond). Vol. 32. Num. 11. p. 1633-1639. 2008. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18794896>.

-Meek, C.L.; Reimann, F.; Park, A.J.; Gribble, F.M. Can encapsulated glutamine increase GLP-1 secretion, improve glucose tolerance, and reduce meal size in healthy volunteers? A randomised, placebo-controlled, cross-over trial. Lancet. Vol. 385. Num. 68. 2015.

-Meier, J. The contribution of incretin hormones to the pathogeneis of type e diabetes. Best Pract Res Clin Endocrinol Metab. Vol.23. Num. 4. p. 433-441. 2009.

-Meier, J.J.; Nauck, M.A. Is the diminished incretin effect in type 2 diabetes just an epi-phenomenon of impaired beta-cell function? Diabetes. Vol. 23. Num. 4. p. 433-441. 2010.

-Rebello, C. J.; Martin, C. K.; Johnson, W. D.; O'Neil, C. E.; Greenway, F. L. Efficacy of Olibra: a 12-week randomized controlled trial and a review of earlier studies. J Diabetes Sci Technol. Vol. 6. Num. 3. p. 695-708. 2012. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22768902>.

-Resnick, E.M. Specific biochemical pathways linked with metabolic disease. (Highlights From the Latest in Diabetes Research). Diabetes. Vol. 61. Num. 7. p. 1904. 2012.

-Sicińska, P.; Pytel, E.; Maćczak, A.; Koter-Michalak, M. The use of various diet supplements in metabolic syndrome. Postepy Hig Med Dosw (Online). Vol. 69. p. 25-33. 2015.

-Soares, LA.; Takeuti, T.D.; Valeri, P.A.O.; Silva, A.A.; Lara, BHJ.; Terra-Júnior, J.A.; Freitas, O.; Crema, E. Impactos Nutricionais da Ingestão Alimentar dos Ácidos graxos Ômega 3 e Óleo de Palma: Uma Revisão. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Vol. 10. Num. 56. p. 105-114. 2016. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/403/>

-Soares, L.A. Influência da cápsula de liberação ileal de óleo de palma e de glutamina sobre peptídeos intestinais PYY e GLP-1 em pacientes com diabetes tipo 2 e obesos. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Triângulo Mineiro-MG. Minas Gerais. 2016.

-Takeuti, T. D.; Terra, G.A.; da Silva, A.A.; Terra, J.A.; da Silva, L.M.; Crema, E. Effect of the ingestion of the palm oil and glutamine in serum levels of GLP-1, PYY and glycemia in diabetes mellitus type 2 patients submitted to metabolic surgery. Arq Bras Cir Dig. Vol. 27. Num. 1. p. 51-55. 2014. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25409967 >.

-Thakral, S.; Thakral, N. K.; Majumdar, D. K. Eudragit®: a technology evaluation. Technology Evaluation. Vol. 10. Num. 1. p. 131-149. 2013.

-Toft-nielsen, M.B.; Damholt, M.B.; Madsbad, S.; Hilsted, L.M.; Hughes, T.E. Determinants of the impaired secretion of glucagon-like peptide 1in type 2 diabetic patients. J Clin Endocrinol Metabol. Vol. 86. p. 3717-3728. 2001.

-USP. The United States Pharmacopoeia. 24 th ed. Rockville: United States. [s.n.], 2000. -p. 2059.

-Van Bloemendaal, L.; Ten Kulve, J. S.; la Fleur, S. E.; Ijzerman, R. G.; Diamant, M. Effects of glucagon-like peptide 1 on appetite and body weight: focus on the CNS. J Endocrinol. Vol. 221. Num. 1. p. T1-16. 2014. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24323912 >.

-Van Citters, G. W.; Lin, H. C. The ileal brake: a fifteen-year progress report. Curr Gastroenterol Rep. Vol. 1. Num. 5. p. 404-409. 1999. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10980979 >.

-Vasques, A.C.; Pereira, P.F.; Gomide, R.M.; Batista, M.C.R.; Campos, M.T.F.S; Sant'Ana, L.F.R.; Lina Enriqueta F.P.L. Rosado, L.E.F.P.L.; Priore, E.S. Influência do excesso de peso corporal e da adiposidade central na glicemia e no perfil lipídico de pacientes portadores de Diabetes de Mellitus tipo 2. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Vol. 51. Num. 9. 2007.

-Villanova, J. C. O.; Ooréfice, R. L.; Cunha, A. S. Pharmaceutical applications of polymers. Polímeros. Vol. 20. p. 51-64. 2010.

-Youssef, D.; El Abbassi, A.; Jordan, R.M.; Peiris, A.N. Fructosamine: an underutilized tool in diabetes management: case report and literature review. Tenn med. Vol. 101. Num. 11. p. 31-33. 2008.

Publicado
2018-10-21
Como Citar
Soares, L. A., Takeuti, T. D., Terra Júnior, J. A., Junior, V. R., Gomes, R. A. da S., Baptista, A. B., de Freitas, O., & Crema, E. (2018). Influência da cápsula de liberação ileal de óleo de palma e de glutamina sobre peptí­deos intestinais GLP-1 em pacientes com diabetes tipo 2. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(73), 615-623. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/753
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original