Ní­vel de atividade fí­sica e estado nutricional em escolares do ensino fundamental

  • Angélica Janaina Schwartz Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC)
  • Melissa Schirmer Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC)
  • Eliana Santini Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)
  • Adilson Domingos dos Reis Filho Universidade de Cuiabá - Faculdade de Educação Fí­sica (UNIC), Centro Universitário de Várzea Grande - Educação Fí­sica (UNIVAG), Núcleo de Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT)
Palavras-chave: Atividade física, Índice de massa corporal, Adolescentes

Resumo

Desta forma, o presente estudo objetivou avaliar o nível de atividade física e o estado nutricional em adolescentes de uma escola particular do município de Cuiabá-MT. Participaram do estudo 27 escolares de ambos os sexos (masculino n=16; idade 12,4±0,9 anos) e (feminino n=11; idade 12,5±0,8 anos), matriculados entre o 6º e 9º anos do ensino fundamental. O nível de atividade física foi avaliado por meio do Questionário de Atividade Física para Crianças (PAQ-C) e o estado nutricional de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC). Em média, os percentis para o IMC semantiveram em níveis de eutrofia, tanto para os meninos (74,1±25,8) quanto para as meninas (54,9±31,5) p=0,09. Em relação ao PAQ-C, foram verificados níveis de sedentarismo para os meninos (2,9±0,6) e meninas (2,5±0,4) p=0,14; quanto ao tempo destinado para assistir televisão, foi observada diferença significativa (p=0,02) entre meninos (2,6±1,6horas/dia) e meninas (1,4±0,8 horas/dia). Houve maior prevalência de sobrepeso (n=6; 37,5%) e obesidade (n=3; 18,8%) para os meninos do que em meninas (n=2; 18,2%) e (n=1; 9,1%), respectivamente sobrepeso e obesidade. Nossos resultados também denotam maior prevalência de sedentarismo entre meninos (n=10; 62,5%) e meninas (n=9; 81,8%). De acordo com os resultados apresentados, conclui-se que o estilo de vida sedentário favoreceu alteração importante no estado nutricional da maioria dos voluntários deste estudo, assim, sugere-se melhor controle alimentar, bem como, o aumento do gasto calórico em atividades de lazer.

Biografia do Autor

Melissa Schirmer, Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Coordenadora da Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Eliana Santini, Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Adilson Domingos dos Reis Filho, Universidade de Cuiabá - Faculdade de Educação Fí­sica (UNIC), Centro Universitário de Várzea Grande - Educação Fí­sica (UNIVAG), Núcleo de Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT)

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Fisiologia do Exercí­cio; Especialização em Exercí­cio Fí­sico aplicado à Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais; Mestrado em Biociências pela FANUT/UFMT, na linha de pesquisa Nutrição, Exercí­cio, Rendimento Fí­sico e Doenças Metabólicas. Revisor ad hoc dos periódicos cientí­ficos Motriz, Pensar a Prática, Revista Mackenzie de Educação Fí­sica e Esporte, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Saúde e Pesquisa e Journal of Physical Education and Sport Management. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade fí­sica e saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Medidas e Avaliação em Educação Fí­sica e Esportes, Cineantropometria, Composição Corporal, Bioquí­mica do Exercí­cio, Aptidão Fí­sica e Envelhecimento.

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Publicado
2013-07-31
Como Citar
Schwartz, A. J., Schirmer, M., Santini, E., & Reis Filho, A. D. dos. (2013). Ní­vel de atividade fí­sica e estado nutricional em escolares do ensino fundamental. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 7(40). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/310
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original