Relação entre ingestão calórica e gasto energético em escolares de ambos os gêneros, com idades de 07 a 10 anos do ensino fundamental de uma escola pública do municí­pio de Cacoal - RO

  • Rafael Ayres Romanholo Professor Ms. do curso de Educação Fí­sica da Facimed/RO
  • Zenilda de Oliveira Educadora Fí­sica de Cacoal/RO
  • Helizandra Simoneti Bianchini Romanholo Professora Especialista do curso de Enfermagem da Facimed/RO
Palavras-chave: Ingestão calórica, Gasto energético, Escolares

Resumo

O sedentarismo e a má alimentação na infância e adolescência estão contribuindo para o aumento da obesidade nestas e nas faixas etárias subseqüentes, principalmente nas populações de baixo poder aquisitivo. O objetivo geral da pesquisa foi relacionar a ingestão calórica e o gasto energético em escolares de ambos os gêneros, com idade entre 07 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Cacoal – RO. Para a realização da pesquisa a amostra foi por conveniência e contou com a participação de 100 escolares que foram definidos aleatoriamente, na faixa etária entre 07 e 10 anos matriculada em uma escola da rede de ensino pública municipal escolhida. Quanto a massa corporal de meninas e meninos, estudados foi verificado uma interação significante da ingestão calórica entre idade e gênero de (p<0,0001), e também com a progressão da idade demonstrou que os valores se mantiveram crescente de 7, 8, 9 e 10 anos de idade em relação ao padrão das NCHS, para as meninas e também para os meninos da mesma idade. A relação entre as médias de gasto e ingestão calóricas das crianças avaliadas, onde a média feminina de ingestão calórica ficou em 2119,6 e desvio padrão de 511,9 e dos meninos ficou em 2238,1 e desvio padrão de 570. No presente estudo foi concluído que as crianças ingerem mais calorias do que gastam, evidenciando que é fundamental educar para a adoção de hábitos saudáveis, desde a infância.

Referências

- Dias, F.D. Comparação da aptidão física relacionada á saúde de adultos de diferentes faixas etárias. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 2. 2008. p. 123-128.

- Ribeiro, I.C. Obesidade entre escolares da rede pública de ensino de Vila Mariana –São Paulo: Estudo de caso-controle. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, 2001.

- Seduc, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia. Representação de Ensino – Cacoal, Rondônia: Censo Escolar 2006.

- Marconi, M.A.; Lakatos, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

- Bracco, M.M. Estudo da atividade física, gasto energético e ingestão calórica em crianças de escolas pública na cidade de São Paulo-S.P. Mestrando em ciências da Saúde –Universidade Estadual de Campinas 2001.

- Baruki, S.S. Rosado, L.E.F.P.L.; Rosado, G.P.; Ribeiro, R.C.L. Associação entre estado nutricional e atividade física em escolares de rede municipal de ensino Corumbá –MS. Revista Bras. Medicina do esporte. Vol. 12. Num. 2. Niterói. Março/abril 2006. p. 90-94.

- Bouchard, C.A. Atividade física e obesidade. 1ª ed. São Paulo: Editora Manole, 2003

- Ana, B.V. Tabela para avaliação de consumo de alimentos em medidas caseira 5ª edição. 1996. Rio de Janeiro.

- CDC. Centers for Disease Control and Prevention. Epi info, versão 3.3.2, Atlanta, 2005.

- Romanholo, R.A. Índice de Obesidade e Pressão Arterial em Estudantes de 07 a 12 anos da Rede Pública e Privada de Cacoal – RO. (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Universidade de Brasília – UNB. 2007.

- Fonseca, P.H.S.; Duarte, M.F.S. Equações que estimam a Taxa Metabólica de Repouso em adolescentes: História e Validade. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 4. 2008. p. 405-411.

- Samuelson, G.; Bratteby, L.E.; Enghardt, H.; Hedgren, M.Food habits and energy and nutrient intake in swedish adolescents approaching the year 2000. Acta Paediatr Suppl. Num 415. 1996. p. 1-19.

- Celestrino, J.O.; Costa, A.S. A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 05. Num. Especial. 2006. p. 47-54.

- Ferreira, S. Aspectos etiológicos e o papel do exercício físico na prevenção e controle da obesidade. Revista de Educação Física. Num. 133. 2006. p. 15-24.

- Pelegrine, A.; Silva, R.C.R.; Petroski, E.L. Relação entre o tempo em frente à TV e o gasto calórico em adolescentes com diferentes percentuais de gordura corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 1. 2008. p. 81-84.

- Anderson, B.; Burke, E.; Pearl, B. Entrando em forma – programa de exercícios físicos para homens e mulheres. São Paulo: Summus. 1999.

- Giuliano, R.; Carneiro, E.C. Fatores associados à obesidade em escolares. Jornal de Pediatria. Vol. 80, Num. 1, 2004. p. 17-22.

- Armstrong, N. Young people's physical activity patterns as assessed by heart rate monitoring. Journal of Sports Sciences. Vol. 16. Suppl. 1. 1998. p. 9-16.

- Carraza, F.R.; Marcondes, E. Nutrição Clínica em Pediatria, Editora Savier, terceira parte, p. 275, 1991.

- Pitanga, F.G.; Lessa, I. Associação entre Inatividade Física, Tempo livre e Internações Hospitalares em Adultos Na Cidade de Salvador-Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 10. Num. 4. 2008. p. 347-352.

Publicado
2012-01-29
Como Citar
Romanholo, R. A., de Oliveira, Z., & Romanholo, H. S. B. (2012). Relação entre ingestão calórica e gasto energético em escolares de ambos os gêneros, com idades de 07 a 10 anos do ensino fundamental de uma escola pública do municí­pio de Cacoal - RO. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 3(15). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/146
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original