Avaliação dos manipuladores em relação às boas práticas de manipulação de alimentos e elaboração de um guia prático em uma UAN na cidade de Pato Branco-PR
Resumo
Para atingir um padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos é de suma importância a implementação das boas práticas de manipulação. O presente estudo foi realizado em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Pato Branco e teve como objetivo a elaboração de um guia prático para manipuladores de alimentos e avaliar o conhecimento dos manipuladores em relação às boas práticas de manipulação de alimentos através da aplicação de duas provas escritas. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, a primeira etapa se deu pela aplicação de uma prova escrita sem aviso prévio, possibilitando avaliar o conhecimento dos manipuladores, a segunda etapa se deu pela entrega e leitura em conjunto de um guia prático para manipuladores de alimentos, elaborado e adaptado as necessidades da UAN em que foi realizado o trabalho e a terceira e última etapa se deu pela aplicação da segunda prova, sendo possível avaliá-los após a capacitação. Aplicaram-se ambas as provas para 10 manipuladores de alimentos. Quanto aos resultados, 60% dos manipuladores obtiveram nota acima da média na primeira prova, enquanto na segunda avaliação, depois da entrega do guia esse percentual subiu para 100%. Ressaltando a importância da capacitação e avaliação contínua dos manipuladores de alimentos.
Referências
-Brasil. Lei nº 11.346, de 15 de setembro 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências.
-Cavalli, S.B.; Salay, E. Gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições comerciais e a segurança alimentar. Rev. Nutr. Vol. 20. Num. 6. 2007. p. 657-667.
-Pittelkow, A.; Bitello, A.R. A higienização de manipuladores de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN). Revista Destaques Acadêmicos CCBS/UNIVATES. Vol. 6. Num. 3. 2014. p.22-27.
-Sant’ana, H.M.P. Planejamento Físico-Funcional de unidades de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro. Rubio. 2012.
-SENAC. Administração na alimentação coletiva. São Paulo. SENAC. 2007.
-Stefanello, C.L.; Linn, D.S.; Mesquita, M.O. Percepção sobre boas práticas por cozinheiras e auxiliares de cozinha de uma UAN do noroeste do Rio Grande do Sul. Vivências. Vol. 5. Num. 8. 2009. p. 93-98.
-Teixeira, S.; e colaboradores. Administração aplicada às unidades de Alimentação e Nutrição. São Paulo. Atheneu. 2007.
Copyright (c) 2022 Alana Soeiro Kircheheim, Juceli Aleixo Garcia, Indiomara Baratto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).