Prevalência de fatores associados aos riscos cardiovasculares em funcionários obesos ou com sobrepeso da limpurb na cidade de Salvador - Bahia
Resumo
Introdução: A obesidade abdominal é hoje considerada uma doença sistêmica e multifatorial e esta relacionada ao surgimento de morbidades como doenças cardiovasculares, cérebro vasculares e diabetes. Uma das formas de mensurar é através da circunferência da cintura, ótimo indicador de obesidade abdominal. Intervenções relacionadas a promoção e prevenção da saúde, como incentivo a prática de atividade física é de grande importância, a pratica regular de atividade física trazem alterações desejáveis como benefícios cardiovasculares e controle da obesidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de fatores associados aos riscos cardiovasculares em funcionários com obesidade abdominal da LIMPURB na cidade de salvador- BA, no bairro de Castelo Branco. Metodologia: Estudo transversal, com amostra de 48 indivíduos, avaliação dos dados através de questionário estruturado, medidas antropométricas e aferição de pressão arterial. Resultados: Não participaram da amostra 29 indivíduos, sendo que dos 19 estudados 6 foram excluídos por apresentarem circunferência da cintura <94cm, a idade variou entre 45 e 55 anos com media de 49,46 anos. A prevalência foi de sedentarismo e alcoolismo com 69,23 e 53,84% respectivamente. Conclui-se que esta população necessita de políticas de incentivo a saúde tais como incentivo a pratica de atividade física.
Referências
- Carneiro, G.; Faria, A.N.; Ribeiro Filho, F.F.; Guimarães, A.; Lerário, D.; Ferreira, S.R.G.; Zanella, M.T. Influencia da Distribuição da Gordura Corporal Sobre a Prevalência de Hipertensão Arterial e Outros Fatores de Risco Cardiovascular em Indivíduos Obesos. Revista da Associação Medica Brasileira. São Paulo. vol. 49. Num. 3. 2003.
- Damascena, L.L.; Neto, N.P.; Pereira, V.A. Correlação Entre Obesidade Abdominal IMC E Risco Cardiovascular. Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Educação Física/ PROLICEN. 2003 Disponível em: < http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/prolicen/ANAIS/Area6/6CCSDEFPLIC02.pdf >. Acesso em: 14 de outubro de 2008.
- Lima, W.A.; Glaner, M.F. Principais Fatores de Risco Relacionados às Doenças Cardiovasculares. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Brasília. vol. 8. Num. 1. Jun. 2006. p.96-104.
- Martins, I.S.; Marinho, S.P. The potential of central obesity antropometric indicators as diagnostic tools. Revista de Saúde Pública, São Paulo, vol. 37, Num. 6, 2003.
- Matos, M.F.D. Silva, N.A.S.; Pimenta, A.J.M.; Cunha, A.J.L.A. Prevalência dos fatores de risco para doença cardiovascular em funcionários do Centro de Pesquisas da Petrobras. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, vol. 82, Num 1. 2004.
- Palmeira, C.S. Fatores de Risco Cardiovascular em funcionários de uma Instituição de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
- Raskin, D.B.F.; Pinto-Neto, A.M.; Paiva, L.H.S.C.; Raskin, A.; Martinez, E.Z. Fatores Associados à Obesidade e ao Padrão Andróide de Distribuição da Gordura Corporal em Mulheres Climatéricas. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo. Vol. 1. Num. 3. 1998.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).