Conhecimento nutricional e indicadores antropométricos de professores do ensino fundamental de escolas públicas
Resumo
Introdução: O conhecimento de domínios específicos em nutrição é um alvo importante para educação nutricional e tem o potencial de contribuir para melhorar a qualidade da dieta, além de evitar desfechos desfavoráveis e aumento de custos com a saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre conhecimento nutricional e indicadores antropométricos de professores do ensino fundamental de escolas públicas. Materiais e métodos: Estudo transversal realizado na zona urbana da região noroeste do Rio Grande do Sul, entre março e novembro de 2017 com amostragem aleatória por conglomerados de municípios. Foram coletados dados socioeconômicos e conhecimento nutricional foi avaliado através de um questionário validado. Os indicadores antropométricos aferidos foram peso e estatura para cálculo do índice de massa corporal e circunferência da cintura. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, utilizando o teste de Kruskall-Wallis. Valores de p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: A amostra foi constituída por 403 professores, 90,1% do sexo feminino, média de idade 42,02±10,395 anos. Não houve associação entre conhecimento nutricional e índice de massa corporal (p=0,864) e circunferência da cintura (p=0,150). Houve prevalência de excesso de peso (53,1%) e risco de complicações metabólicas (51,1%). Conclusão: Os achados apontam que o conhecimento nutricional não implica necessariamente em indicadores antropométricos e demonstram a necessidade de estratégias de intervenção para a mudança comportamental na prevenção e tratamento do excesso de peso.
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