Exercício resistido com pesos na redução de gordura corporal em praticantes de musculação do município de Cacoal/RO
Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar se o exercício resistido promove alteração na composição corporal. Hoje já é possível encontrar pesquisas que defendem este tipo de trabalho para indivíduos com percentual de gordura elevado, alegando que uma massa magra mais elevada gera um gasto calórico maior ocasionando assim uma diminuição no percentual de gordura sem que haja também uma diminuição na massa muscular geralmente ocasiona por dietas. Este trabalho vem mostrar que através dos exercícios resistidos também é possível ter uma diminuição no percentual de gordura e modificações na massa corporal total. Fizeram parte desta pesquisa 63 sujeitos, sendo do sexo masculino e feminino com idades de 18 a 35 anos fisicamente ativos. Nesta pesquisa foi avaliado, o percentual de gordura através da mensuração de dobras cutâneas e massa corporal total, no pré e pós-treinamento, sendo que esses dados foram retrospectivos de alunos que realizaram somente exercícios resistidos em uma academia. Ao final do trabalho, que teve duração de doze semanas, observou-se uma diminuição do percentual de gordura. Houve também aumento na massa corporal Total, (peso corporal).
Referências
- American College of Sports Medicine. Position stand: progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc 2002;34: 364-80.
- Campos; Mauricio de arruda. Musculação: diabéticos, osteoporóticos, idosos, crianças, obesos. 2 º ed , Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
- Fleck e Kraemer, W.J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 2º edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999.
- Fox, Edward L.; Bowers, Richard W.; Merle, L. Foss. Bases fisiológicas da Educação Física e dos desportos. 4a edição. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 1991.
- Guedes JR, Dilmar P. Personal training na musculação. Rio de Janeiro: Ed. Ney Pereira, 1994.
- Guedes, D.P. Atividade física, aptidão física e saúde. In: Brasil, Ministério da Saúde-Coordenação de Doenças Crônico-degenerativas. Orientações básicas sobre atividade física e saúde para os profissionais das áreas de educação saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1995, p. 51-62.
- Lohman, T.G. Advances in Body Composition Assessment. Human Kinetics Publishers. Champaign, Illinois, 1992.
- Pollock, M.; Wilmore J.H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro : MEDSI,1993.
- Ramos, A.T. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3a idade, criança e obesos. Ed. Sprint. Rio de Janeiro. 1997.
- Santaren, José Maria. Mobilização do Tecido Adiposo. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2006.
- Vieira, Sonia – Introdução a Bioestatística. 3º ed. Ampliada. Rio de Janeiro: Elsevier, 1980 – 14º reimpressão.
- Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).